Translate

terça-feira, 9 de outubro de 2012

O remédio de nós mesmos !




                               "Nós somos o remédio de nós mesmos!"

 

Fico sempre reticente em falar sobre “estar curada”, até porque a medicina não me deu alta, prefiro dizer que “me sinto curada” ou “estou em processo de cura”.

 

Procuro ser realista comigo mesmo, pois já me conheço bem o suficiente para saber que bastava a sensação de gozar de boa saúde para começar a me exceder em excesso de atividades diretas e paralelas que me  levavam ao estresse físico e mental. 

 

Quero abraçar o mundo e cuidar de tudo !!!

 

Assim, esse período sabático pelo qual estou a passar tem me propiciado o respeito aos meus limites, além do cultivo de um hábito muito querido que é a leitura.

 

Dessa forma, entre o intervalo de ser mãe (motorista das crianças, ajuda-los nas tarefas), esposa e cuidar de mim mesma (pilates e espiritualmente) ...  Leio de tudo ......

 

Desde o livro do momento “Cinquenta tons de cinza”, livros de auto ajuda, livros infantis (tarefa dos meus filhos ..) livros religiosos ... e a lista é longa.
 

“Caiu na mão e já estou lendo”.

 

Constato que é uníssono nas leituras dos livros de auto ajuda e médicos  a importancia da alimentação, exercícios físicos e meditação para manutenção da saúde.

 
 

Tenho pessoalmente constatado que sem essas três bases fica difícil manter a saúde sobre controle.

 

A doença não nos sucumbe de um dia para outro, não dormimos são e acordamos com diagnóstico de alguma doença grave.

 

São necessários anos de desequilíbrio orgânico para que sejamos acometidos de algum “mal” físico.

 

A maneira como decidimos viver a nossa vida é fator essencial na qualidade da saúde que desejamos ter, assim o que comemos, como vivemos, os hábitos (sedentarismo, fumo, álcool...) que cultivamos, os sentimentos negativos que alimentamos diariamente (raiva, medo, preocupação ...) são fatores que atingem em cheio o nosso equilibrio orgânico.

 

É lógico que existe a predisposição genética e alguns outros fatores igualmente importantes para nascimento de uma doença (ambiente), contudo somos os únicos responsáveis pelos que acima citei: má alimentação, falta exercício e desequilíbrio do espírito.     

 


Tenho aprendido que a doença age como uma “professora-amiga” para nos informar que estamos vivendo de uma maneira  incompatível a nossa segurança ou que tomamos o caminho  errado.

 

Ela vem como um ALERTA, para ouvirmos o que “fingimos” inexistir.

 

Hoje estou com o meu GPS da vida saudável ligado e atenta a qualquer informação de desvio ou mudança necessária a rota da vida.

 



 

Um fator que ajuda a melhorar a ROTA DA VIDA saudável é ACEITAR  a doença.

 

Quando digo aceitar, não estou dizendo desistir de viver ou  se sentir derrotado por  ela, ao contrário é aprender com a doença e encara-la de frente, indagando-a acerca dos caminhos que me levaram a ela? E em como posso ajudar a minha recuperação?

 

Mantenho um diálogo franco e respeitoso com ela (doença).

 

A revolta e desespero são os piores companheiros na caminhada de um tratamento médico. Eles nos levam para “baixo” e nos deixam “fracos” para lutar.

 

O foco deve ser a SAÚDE e como devo RECUPERA-LA.

 

È lógico que como humanos, fraquejamos inúmeras vezes, todavia passado o momento do fraquejo, devemos levantar a cabeça e perseverar na meta.

 

Outro veneno para a recuperação é a CULPA, se erramos no passado não adianta ficarmos remoendo o que já passou, será perda de energia. Que a erro seja uma lição aprendida .

 

“Vá e não peques mais ...” disse Jesus a mulher adultera.

 

Uma mensagem interessante que li no livro “ O Médico Jesus” de José Carlos De Lucca (meu livro de cabeceira)  é quando Jesus encontra com o paralítico junto ao poço de Betesda e lhe diz: “Levanta, pega a sua cama e anda.”

 

A qual o autor do livro teve a seguinte interpretação:

 

LEVANTAR - sair do chão, do vitimismo e da reclamação, é assumir a nova condição que nasce com o desejo de aprender a mensagem que a enfermidade nos trouxe.

 

TOMAR A CAMA é assumir o controle da doença e não ser controlado por ela. É ter a certeza de ser o personagem mais importante no processo da própria cura.

 

ANDAR é avançar, seguir adiante, fazendo as mudanças necessárias para atingir uma nova fase em nossa vida

 

Meditar, orar, rezar ... seja lá qual for a denominação dada ao ato de conectarmos com a Força Superior é outro fator importante na mudança e melhora da nossa frequência energética, pois alimentamos nosso espírito de Esperança, Paz e Fé.

 
Se os passos que tenho dado são suficientes para minha cura, não posso afirmar, só o tempo irá dizer, contudo procuro fazer a minha parte e o que me cabe nessa nova oportunidade de vida.

 
 
Que Deus nos abençoe !!!!
 
 




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário