Translate

sábado, 22 de dezembro de 2012

Eternizando nossos lares ...

 


Esse ano que está quase terminando foi um ano abençoado ... como tem sido tantos outros anos de minha vida.
 
 
Recidiva do câncer, quimioterapia, queda do cabelo, nova cirurgia, quimioterapia, cura, novo diagnóstico, nova cirurgia, possível quimioterapia.
 
E eu continuo aqui, viva, forte e confiante num  ano próximo proveitoso e feliz.
Quanta benção !!!
 
 
Renovo os meus estoques de sonho e planos.
 
 
 
 
 
Compreendi nesse ano  três coisas fundamentais, embora clichês no dia a dia:
1º - Viver o agora, saboreando o momento
2º - A importância da Lar (família)
3º - Que são as dificuldade que nos tornam mais fortes e melhores.
 
Das três coisas compreendidas em sua essência,  a segunda sempre me foi abundante.
 
 
O amor dos meus pais e familiares que nunca me faltou, ao contrário, houve até excesso (se acaso existir excesso no amor /!?!  improvável).
 
Existem várias formas e maneiras de se aprender algo, alguns como eu precisam aprender, digamos de forma mais incisiva didaticamente – sentindo na pele.
 
 Outros mais sábios, aprendem com exemplos alheios .
 
Hoje, sei o valor do simples ato de locomover, pois estive impedida quando em leito de hospital. 
 
Aprecio a alimentação  quando a minha dieta era só de água.
Valorizo o amor familiar (marido, filhos, pais, irmãos) quando pensei que não as teria mais.
 
 
Agradeço o sol e o calor de Cuiabá, quando lembro o frio do quarto do hospital, agradeço o frio do quarto do hospital quando lembro do calor de Cuiabá ...
 
 
Todavia, é muito complexo nessa correria insana que vivemos permitirmos intimamente “compreender” o momento.
 
O tempo nos consome e postergamos o tempo com qualidade com nossos filhos, marido e familiares.
 
É lógico que cada um de nós sabe da importância do Agora, da família e que são as dificuldades e superações que nos tornam mais fortes, contudo nos deixamos levar pelos acontecimentos diários e quando vemos mais um ano se passou.
 
O mundo não se acabou ainda, então vamos aproveitar  para mudarmos o nosso jeito de agir e interagir com ele.
 
E quando digo interagir com mundo,  sejamos modestos, comecemos com alguém mais próximo: como o nosso companheiro, nossos filhos, nossos pais, nossos irmãos, nossos familiares, nossos amigos e assim por diante.
 
Comecemos no lar.
 
Lar não é casa, pois casa é objeto inanimado, habitação, cimento, madeira, tijolos, móveis.
Lar é muito mais ...
 
Lar é amor, calor, dor, abraço verdadeiro, aconchego, comidinha gostosa, fim de cansaço, afeto, compreensão, ninho, renúncia, silêncio, cobrança, zelo, perpetuação.
 
Lar é aquele lugar que fez o meu primo Gustavo, Melissa e filhos se deslocassem mais de 8.517,07  km de distância ( Canadá/Brasil) para se sentirem “junto aos seus”.
 
Lar é aquele lugar que faz Tia Bety vir a Cuiabá quase bimestralmente para desfrutar momentos “de família”.
 
Lar é aquele lugar que faz meu primo Vladmir vir mensalmente de Itapiranga (Amazonas) rever Soyane e Rayane afim de se sentir amado e querido.
 
 
Estar junto aos seus desfrutando momentos de família é revigorar a alma e aquecer o coração.  
 
 
Lar é igual farol que ilumina os barcos (nós) que estão soltos e a mercê do oceano da vida, sujeito a tempestades, maremotos e furacões. Entretanto  nos momentos de turbulência a visão daquela luz emitida pelo farol do "Lar" na escuridão da noite, acalenta nosso espírito, aquieta nossos corações e nos dá a esperança e rumo de poder desembarcar em terra firme - são e salvo.
 
Só valoriza o LAR aquele que está ou esteve longe, distante do convívio diário ou aquele que o perdeu.
 
É uma sina do ser humano só valorizar algo quando existe a possibilidade real de perder, caso contrário, achamos que é nosso de pleno e eterno direito. Pobre de nós !!!
 
De outra maneira,  Viva a aptidão humana de se renovar, transmutar, transcender, transformar ...
 
E diante dessa capacidade de se alterar que sugiro àqueles que se mostrem propensos a aceitarem um desafio para o ano de 2013.
 
Se a definição de eterno é a ausência do tempo ou é quando nós não percebemos que o tempo está passando, vamos eternizar nossas relações familiares (lares - pais, irmãos, filhos primos...), pois como Adélia Prado já disse que “ Tudo que a memória amou já ficou eterno”.  
 
 Nos momentos derradeiros do medo e da incerteza da vida ... foi nessa memória amorosa do Lar (encontros, desencontros, lembranças)  que  meu coração e alma se apoiou, reconstruiu e se edificou.  
 
 
FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO !!! 
 
 
.
 
 
 

2 comentários:

  1. Minha querida,o seu texto sintetiza o verdadeiro significado do AMOR. O que nos acalenta, oque nos faz acordar todos os dias para enfrentar os desafios da vida e agradecer por mais um dia, oque nos faz dar sentido a TUDO! Com amor agradeço por tê-la como parte de nossa família, por poder conviver com você e descobrir cada dia como você é grande e especial na minha vida. Te amo e te admiro muito! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tia querida, o sentimento gerado pela relação familiar amorosa e saudável nos tornam uma pessoa melhor para conosco mesmo e com o próximo. A família é a primeira forma de amor recebida ... E tenho durante toda minha vida recebido esse amor de todos vocês. Sabe que é mto importante para mim também!! Um grande beijo. Te amo muito! Carla

    ResponderExcluir