Translate

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O mel e a pimenta ...


                                                             
 
Há exatamente 365 dias atrás, eu comecei o tratamento de quimioterapia. Hoje se completa 01 ano.
 
 



A escolha do dia 13 de fevereiro de 2012 para inicio do tratamento de quimioterapia foi definida aleatoriamente pelo médico que queria iniciar o quanto antes com a medicação de alta toxicidade para combater um cancer de mau prognóstico.
 
 
E assim, escolhido foi do dia 13/02/2012, o dia do aniversário do meu pai que comemorava 66 anos de idade.
 
 
No dia do aniversário deixei um bilhete escrito a ele dizendo que a vida é misteriosa e que não entendemos a motivação de determinandos fatos. E que eu havia encontrado algumas coincidências marcantes em minha vida, pois eu havia nascido no dia do aniversário da minha avó Benedita -29/03 e que o meu renascimento (cura) seria no dia do aniversário dele - meu pai.
 
 
Busquei e escrevi no bilhete o significado da palavra "coincidência" e que de acordo com o dicionário se refere "a acontecimentos ou incidentes que se realizam sem semelhança com outros incidentes: dois ou mais incidentes que ocorrem ao mesmo tempo" e afiancei que a minha coincidência tinha outra conotação,  visto acreditar que aquelas datas coincidentes eram na verdade uma pista sobre a intenção misteriosa desse Universo que nos supre de Vida.
 
 
Minha avó Benedita foi uma pessoa batalhadora e sempre enfrentou a vida com humildade e trabalho. Daí, desejo acreditar que além de nascermos no mesmo dia, um pouco de sua "doce bravura" com o mundo e os acontecimentos reais corram no meu sangue.
 
 
Essa "doce bravura" foi repassada a minha mãe, que em sua essência e quase transcêndencia me acalma e tranquiliza nos momentos de dor e desanimo. A sua Fé me estimula a buscar a minha Fé e a me fortalecer. 
 
E meu pai é uma pessoa de convicções firmes e de sem meias verdades. Se alguém  quiser ter uma pessoa para lutar consigo e lhe transmitir força, esse alguém é meu pai.

 
Assim, dentre os mistérios que me rondam, penso que sou abençoada por ter sido criada e amada por esses dois seres opostos e parecidos em sua função de amar, a qual os exemplifico em mel (mãe) e  pimenta (pai).
 
 
São seres que se mesclam e equilibram num vai e vem diário, aonde ás vezes invertidos o mel se torna ardido e a pimenta doce, sendo esse o segredo da "Receita da Vida".
 
 
E nesse balé de sabores,  descanço a minha pesada "mochila", degusto a tranquilidade e a paz, colho a forte "sustança" ali existente, abraso os meus pensamentos e me fortaleço todos os  dias com a certeza de ser um dia a mais que foi presenteado para ser vivido de maneira simples, todavia plena e feliz.        


E para homenagear essa figura que aniversaria hoje e que é tão importante para mim, que eu transcrevo um poema ou verso


 
Joaquim




"Quem te conhece jamais te esquece !!!

 
Intenso, verdadeiro, amoroso, prestativo, cuidadoso, fiel em suas convicções.

 
Único ... não tem outro igual.

 
Quem te conhece jamais te esquece !!!

 
Não se molda a modelos pré-estabelecidos, está sempre além ... a mais ... a frente ...

 
Num olhar descuidado parece “invocado”.

 
Ledo engano.

 
Foi a forma que a genética e a Providência Divina encontrou de  protege-lo de si próprio.

 
Caridoso que não ostenta o bem que pratica diariamente em sua casa e nos arredores...

 
Do porteiro a doméstica, da moça do vídeo aos professores dos netos, LBV, LBA, AACC, Pestallozi, Médico sem fronteiras, Santuarios de Marias, cartões, doações, saco de lixo, panos de prato, pedinte ... a lista é longa, desconhece a palavra NÃO.

 
Vaidoso, brincalhão, mandão, integro em suas verdades...  que dela não abdica.

 
E diante de alguém com tantos predicados e virtudes, se defeito existir é aquele que o torna o nosso "Joca, Tio Ali, Seo Joaquim", diferente, engraçado, polêmico e por vezes ardido como pimenta - Quem o conhece jamais te esquece - a sua marca mais pujante "o famoso sincerícidio."

 
Suplantado essa etapa, vislumbramos no horizonte aberto o Ser Humano especial que nos acompanha de mãos dadas em todas as fases de nossa vida.

 
Sempre disposto, presente e verdadeiro.

 

                                                    Meus pais Joaquim e Eloysa.


Irmãos, pais, marido e cunhadas.
 

                                                Os netos abençoando o avô
 
Feliz Aniversário, papai !!"
 


2 comentários:

  1. Emocionante como sempre. Senti o Amor permeando tudo e fiquei muito feliz, emocionada e orgulhosa. Palavras verdadeiras e profundas. Deus te ilumine para continuar escrevendo as histórias que vão fazer parte da nossa trajetória como família. Beijos

    ResponderExcluir
  2. bjos e obrigada pelas palavras que sempre me incentivam a escrever mais ...

    ResponderExcluir