Translate

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Eugenio Joel !!!






“É belo dar quando solicitado; mais belo ainda é dar, por apenas haver compreendido”.
Gibran Khalil Gibran.

 


Calma !!!!

Não virei a casaca !!! Não sou botafogo e aqueles que me conhecem sabem que sou flamenguista “roxa”, contudo esse Blog foi escrito para saudar Eugenio Joel, o mais fanático de todos os botafoguenses que conheço. 

 

A palavra Solidariedade vem do latim “solidus” e no direito romano era “in solidum”, ou seja, o dever para com o todo, a responsabilidade geral, a culpa coletiva, a obrigação solidária e conforme definição no dicionário Priberam  solidariedade é a qualidade do que é solidário, é dependência mútua, reciprocidade de obrigações e interesses, direito de reclamar só para si o que se deve a todos.

 

Entendo então que solidariedade é o elo harmônico entre eu, você e o outro. Assim, solidariedade nunca é demais, sendo que a ONU criou uma data mundial para celebrar esse sentimento humano que é comemorado no dia 20 de dezembro.

 

Aliado a solidariedade está a compaixão, ou como Leonard Boff escreve COM-PAIXÃO e que segundo suas definições é “a mais humana das virtudes, pois nos abre ao outro, como expressão de amor dolorido, mas ao outro mais vitimado e mortificado. Pouco importa a ideologia, religião, status social. A compaixão anula diferenças.”

 

A solidariedade e compaixão coletiva e social é veiculada na midia todos os dias, em especial diante de grandes tragédias naturais que vitimizam milhares de pessoas, como nas enchentes, desabamentos, tsunamis, terremotos e tantos outros casos.

 

E tal qual outros sentimentos humanos, a solidariedade e a compaixão devem ser exercitados praticando-as, não bastando conhece-la por teoria. É na prática que esculpimos e aprimoramos esses sentimentos.

 

Recebo diariamente solidariedade e compaixão e ela vem de várias fontes e pessoas e tem me ajudado a superar as dificuldades, medos e incertezas nessa etapa de minha vida.

 

A solidariedade pode ser praticada de diversas formas,  materialmente, que é aquela que praticamos quando  doamos objetos e alimentos à alguém que esteja passando por necessidades, contudo podemos ir além, doando/despendendo do nosso tempo para ligar, mandar mensagens ou estar próximo a essa pessoa que necessita de atenção.

 

De maneira simples podemos demonstrar que estamos juntos a ela pro que der e vier, sentando em silêncio ao seu lado, tocando com amor em suas mãos, lembrando de fatos engraçados e positivos da vida e até “ralhando” quando percebemos que a pessoa esta se vitimizando.
 

Um amigo querido foi acometido de câncer, que traiçoeiramente se multiplicou em seu organismo. O azar da doença é que escolheu a pessoa “errada”, pois Eugênio Joel, ou simplesmente Joel, não é qualquer um, não desiste fácil, afinal Joel é torcedor do Botafogo e isso por si só já o define como alguém que é capaz de sonhar e ter foco nas suas escolhas... um guerreiro.

 

Todavia, como flamenguista que sou, enxergo em Joel um único defeito – ser botafoguense !!!. Mas time de futebol, religião e pessoa amada cada um escolhe conforme o seu arbítrio e paixão.

 

Joel tem espírito brando, calmo e sorridente. Aposentou-se jovem e leva uma vida mais tranqüila e saudável, pois além de não beber ou fumar pratica esporte jogando uma " bolinha" diária.

 

Dessa forma, a noticia do câncer em Joel me tocou profundamente e me fez repensar e a buscar entender que nada ocorre na vida sem a anuência da Providência Divina. E o primeiro ensinamento está quando deixamos de indagar o Por que isso ou aquilo aconteceu comigo, mas indagar Para que isso ou aquilo aconteceu comigo?

 

Qualquer fato sério e desagradável que atinge alguém conhecido ou não, influencia não apenas àquele que esta sofrendo diretamente com o problema, mas a inúmeras pessoas que tomam conhecimento do fato, pois enxergamos no outro a nossa fragilidade diante da vida em si.

 

Não questionamos o Universo quando algo de bom acontece conosco, pois sentimos merecedores daquele bem recebido. Não  indagamos o Por que  recebemos àquela promoção, aumento de salário, presente ... penso que devemos também indagar Para que fomos agraciados com algo de bom, como saúde perfeita, compreensão familiar, atenção dos amigos.

 

Esse caos coordenado do mundo me faz não acreditar no acaso.
 
Acredito que as coisas (boas e más) acontecem conosco por algum motivo e a nossa MISSÃO é redescobrir qual é esse motivo e agir pra realiza-lo, digo redescrobir, pois de certa maneira já estávamos esperando de alguma forma...

 

É diante de episódios “inesperados” que nos transformamos e aprendemos a nos encontrar no mundo, a nos livrar do medo, a nos aceitar totalmente, a encontrar o perdão, a descobrir um talento escondido, a nos tornar mais forte e a encontrar a alegria da vida.

 
Assim Joel, como forma de solidariedade eu te falo: Estou contigo e coloco com carinho o símbolo do seu Botafogo no meu Blog.
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário