Translate

sábado, 14 de setembro de 2013

Amizade ...

 


“A amizade é um amor que nunca morre”

 

Já escrevi sobre a importância da amizade em post anterior (Julho de 2012), contudo desejo dividir a alegria do momento.
 

Lá na Grécia Antiga, Aristóteles já definia que podemos “classificar” a amizade em três tipos distintos:


A amizade segundo o prazer que se  fundamenta por causa daquilo que é agradável em um para o outro. Pessoas espirituosas, por exemplo tem muitas amizades não por causa do seu caráter, mas sim devido ao prazer que podem proporcionar umas as outras.

 

Amizade segundo a utilidade é estabelecida pelo bem que uma pessoa pode receber da outra. Mais uma vez, as pessoas envolvidas neste tipo de relação não se amam por causa do seu caráter, mas sim devido a uma utilidade recíproca.

 

 amizade segundo a virtude, ou a amizade perfeita é aquela estabelecida entre pessoas que são bons e semelhantes na virtude, pois tais pessoas desejam o bem um ao outro de modo idêntico e são bons em si mesmos.

 


Daqui alguns dias irei rever amigos especiais, daqueles que a gente não se fala semanalmente e nem se vê anualmente, todavia o amor e carinho que nutre nossa amizade não se desfez a despeito do tempo e da distância e vem sendo  regado e cultivado há 28 anos.

 

Amo esses meus amigos, sem o exagero do significado da palavra. E essa amizade permeia entre pessoas de gerações diferentes ( de 73 anos a 10 anos) e de ambos os sexos.

 

A oportunidade de revê-los me enche com um ingrediente que torna a vida mais leve que é a felicidade simples, não material, não visível, mas sentida dentro do peito e da alma.

 

É um brando refrescar depois de tantas batalhas!!

 

Confesso que por um tempo o medo me dominou, pois cheguei a pensar que nunca mais os veria, principalmente porque nesse meio tempo um deles partiu “para o outro lado da vida”.

 

Quando os conheci tinha 17 anos, a estrutura do meu  caráter e valores já estava bem formada, contudo faltava aquele “sobrevoar para longe do ninho” afim de adquirir experiências e conhecimento acerca da vida em si, sem a proteção familiar.

 

Vive experiências incríveis com eles e amadureci em 01 ano, saindo da adolescência para a vida adulta com todas as suas implicações.

 

Aprendi a me conhecer e a acreditar no meu potencial, vencendo a timidez, mas essencialmente aprendi que mesmo longe dos laços sanguíneos podemos obter amor sincero.

 
Tenho aprendido que depois de algum tempo as verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo com longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida.
 

E eu os tenho.
 
 
A vocês: Hans (in memorium), Bety, Erica, Terry, Gladys, Tracy, Tammi, Andrea,  Fausto, Talos, Ayla, Karsten, Trent, Brian e Rachel todo meu amor.
 
E a todos os amigos travestidos de roupagens sanguineas  ou não  e  que a vida, a distância ou as circunstâncias nos afastaram do convívio diário, dedico a poesia do grande poeta e pensador libanês Kalil Gibran Kalil:



 
AMIZADE
 
"E um jovem disse: Fala-nos da Amizade.

E ele respondeu, dizendo:

O vosso amigo é a resposta às vossas necessidades.

Ele é o campo que cultivais com amor e colheis com gratidão.

E é o vosso apoio e o vosso abrigo.

Pois ides até ele com fome e procurai-o para terdes paz

Quando o vosso amigo fala livremente, vós não receais o “não”, nem retendes o “não”,

E quando ele está calado o vosso coração não deixa de ouvir o coração dele, pois a amizade, todos os pensamentos, todos os desejos, todas as esperanças nascem e são partilhadas sem palavras, com alegria.

Quando vos separais de um amigo não fiqueis em dor, pois aquilo que mais amais nele tornar-se–à mais claro com a sua ausência, tal como a montanha, para quem a escala é mais nítida vista da planície.  

E não deixeis que haja outro propósito na amizade que não o aprofundamento do espírito.

Pois o amor que só procura a revelação do seu próprio mistério não é amor, mas uma rede lançada que só apanha o que não é essencial

E deixai que o que de melhor há em vós seja para o vosso amigo.

Já que ele tem de conhecer o refluxo da maré, que conheça também o seu fluxo.

Pois para que serve o vosso amigo se só o procurais para matar o tempo?

Procurai-o também pra viver.

Pois ele vos preencherá os desejos, mas não o vazio.

E na doçura da amizade que haja alegria e a partilha de prazeres.
 

Pois é nas pequenas coisas que o coração encontra a frescura da sua manhã.
 

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário