Translate

terça-feira, 17 de setembro de 2013

O que te incomoda ??

 
"Raros são aqueles que decidem após madura reflexão; os outros andam ao sabor das ondas e longe de se conduzirem deixam-se levar pelos primeiros."
Sêneca



Hoje fui ao salão de beleza “Francis e Margarida”, aonde corto o cabelo há quase 22 anos e que em razão desse longo tempo de convivência vem me "arrumando" para momentos felizes como:  meu casamento, formatura, festas e também em momentos não tão felizes como quando Francis foi até a UTI cortar meu  cabelo..

É uma relação de quase casamento!!

Assim hoje, no período vespertino, eu e minha mãe atravessamos a Cuiabá em obras e no trajeto lhe disse que estava em dúvida acerca do corte de cabelo que deveria fazer pois as opiniões familiares foram diferentes.

Ela emitiu sua opinião e depois me disse calmamente: “Não adianta, só você sabe a resposta.”


Na hora discordei, todavia continuamos papeando até o Salão de Beleza.

Logo que cheguei apresentei a Francis todas as dúvidas, dizendo que não sabia se queria o cabelo curto, colorido, grisalho, cumprido, enfim dúvidas pairavam sobre a minha cabeça.

Francis apontou várias possibilidades e nenhuma parecia me satisfazer, então ela simplesmente indagou: “O que te incomoda?”  

A pergunta ficou no ar, pairando ...

Podia senti-la, tocando meu consciente.

“O QUE ME INCOMODA?”

Algo dentro de mim começou a se formatar, contudo naquele momento eu deveria primeiro responder a indagação de Francis quanto ao corte de cabelo.Percebi que nada me incomodava. A decisão estava tomada. Eu estava satisfeita com o corte e a cor do cabelo, desejava apenas aparar um pouquinho para não perder o estilo do corte.

Todavia, naquele momento ouvi um "click mental"  e a frase de minha mãe dita no carro "que a resposta só eu saberia" somada a pergunta da Francis sobre “ O QUE ME INCOMODA” já haviam se imiscuído dentro de mim e comecei a utiliza-las para tentar responder outras indagações pertinentes a minha vida.

Ao observar minha figura no espelho, vendo o frenético movimento da tesoura na mão de Francis, alinhei as implicações, opções e escolhas que devo fazer junto a algumas perguntas acerca "do que me incomoda" e a resposta veio simples.

As coisas começaram a fazer sentido.

Na verdade, a indagação da Francis sobre o que me incomodava foi analogicamente falando, apenas o estímulo nervoso necessário para instigar tal qual a rede de nervos e suas conexões (Hoje estudei Ciência com Túlio, estou afiadíssima em Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico...) às informações que estavam rodando em volta da minha consciência e que venho “trabalhando” com elas há algum tempo.

Acredito que a arte de decidir não está adstrita a uma só razão, ao contrário ela perpassa por uma série de fatores que alinhados nos delimitam um caminho.   

Talvez hoje tenha sido o fim de um ciclo cansativo, estressante ou o início do fim dessa dúvida especifica.

Um norte ou prumo mais consistente parece surgir.

Sei que como muitos permito que, por vezes, as convenções, os padrões, os medos, as emoções (dor e o sofrimento) norteiem minhas decisões, entretanto busco igualmente orientar minhas decisões obtendo o máximo de informações sobre minhas dúvidas, avalio os possíveis desdobramentos, reflito, uso a intuição ...

O modelo e a fórmula cada qual tem o sua, contudo o que é  essencial é estar atento aos sinais de “iluminação”, aquele click mental, quando enfim conseguimos ouvir nossa voz interna diante de um burburinho de emoções.

E isso independe de lugar, horário, posição ou atividade.
Pode vir como hoje, no salão de beleza.
Ah, descobri que lavar vasilhas e dirigir na estrada favorece a autoanalise e serve de excelente terapia, pelo menos para mim.
 

 

2 comentários:

  1. Tenho muito orgulho de você! Te amo muito.
    tia Bety

    ResponderExcluir
  2. O tempo passa tão rápido... a gente nem vê... perdemos tempo com bobagens...

    Porque mudar o cabelo se não te incomoda do jeito que está? Se você gosta dele, não precisa pintar ou cortar.

    Sábia cabeleireira...

    ResponderExcluir