Translate

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Mal necessário?!?!




 
 
 
" Os homens são feitos uns para os outros: instrua-os ou então suporta-os" Marco Aurélio - Roma Antiga 
 
 
 

Um dos efeitos colaterais da quimioterapia tem me restringido a escrita dos posts. Chama-se neuropatia periférica. Os nervos periféricos foram atingidos pela quimio e causam formigamento intenso nas mãos e pés. É como se eu estivesse com câimbras 24 h por dia. Assim, quando escrevo ou digito, sinto “agulhadas” nas pontas dos dedos. De acordo com o médico essa sensação irá passar com o decurso do tempo. 
 

Confesso que atualmente sinto falta “emocional” por não estar escrevendo semanalmente, parece que tem algo que está faltando!!!

 
 
Vou devagar, mas sigo em frente !!!
 
 Seguindo a linha de pensamento do post anterior, acerca do “tempo que nos foge”, resolvi falar sobre um assunto que vem me causando reflexões diárias, pois o constato em casa, shoppings, igrejas, festas de aniversários, restaurantes ... Que é uso dos smartphones e os danos que vem causando nas relações interpessoais.
 
 

Li vários artigos sobre o assunto na net e tenho mantido diálogo a respeito com meus familiares e amigos e todos são unanimes em se manifestar que já se sentiram “constrangidos” ou  “ignorados” ainda que momentaneamente por alguém que manteve diálogo via smartphone quando na presença deles.
 

Estudiosos do assunto falam em Transtorno de Deficit de Atenção pelo uso continuo do celular.
 

Especialistas advertem que os sucessivos sons e atualizações podem jogar o cérebro para um estado de exaustão, afetando as células e enfraquecendo as funções cerebrais ao longo do tempo.
 

Me lembro que antes do advento do celular eu conseguia memorizar pelo menos 15 número dos telefones das pessoas mais próximas a mim  ou datas de aniversários, hoje fico aguardando a “memória” do smartphone me lembrar!!!

 
Ficamos com preguiça de pensar e nos apegamos ao Google para além do necessário e plausível.

 

Um professor de comunicação  da Universidade de Standford avalia que as funções de multitarefas disponíveis (responder sms, pesquisas, atender a chamada, dar o curti no Facebook) e praticamente tudo ao mesmo tempo afeta a concentração.  “Não é fisiologicamente saudável porque o ser humano não foi construído para realizar uma infinidade de tarefas ao mesmo tempo. Se o smartphone exige esse comportamento, aumenta o estresse e prejudica o pensamento cognitivo.

 
É realmente assustador observar como as pessoas estão dependentes e conectadas nos smartphones e eu me incluo nesse parâmetro... todavia tento me policiar diariamente e confesso não é fácil sair sem o celular a tiracolo.
 
 
Este post não se trata de um manifesto contra o uso dos Smartphones, até porque os benefícios e facilidades que o mesmo providencia a nós seres humanos é bastante proveitoso e útil, contudo o seu uso abusivo vem nos deixando insensíveis ao ambiente externo.

 
Quem já não ouviu as frases: “ Só tô dando uma olhadinha no Face”, “ Pera aí, tô postando uma foto no Insta” ou “ tô respondendo um “Whatts”, quando está mantendo uma conversação com alguém.

 
 
Eu acho constrangedor, principalmente quando a pessoa não responde as mensagens e ficam aqueles “barulhinhos” de torpedos caindo interrompendo a concentraçãona conversa.

Será que estou ultrapassada?
 

Já vi situações em mesas de restaurantes onde quase todos os ocupantes estão olhando para seus smartphones...
 

Daí, me pego pensando, será pelo vício, talvez falta de assunto ou porque a vida on line tem se tornado mais atraente que a vida real.
 

Crianças já nascem com smartphones disponíveis e existem pais que os utilizam como “chupetas eletrônicas” e “babás a tiracolo”, visto que os aparelhos mantêm as crianças caladas e “facilitam” a vida dos pais.

 
Preocupo-me SIM com o impacto e os reflexos do uso excessivo dos smartphones no futuro dos nossos filhos e netos? Que modelo de pessoas estamos criando?

 
Não temos como voltar atrás, a tecnologia está aí (ainda bem) facilitando a nossa vida e a comunicação com amigos e conhecidos através das redes sociais, contudo a decisão da forma e tempo em usa-la é NOSSA, bem como a responsabilidade de EDUCARMOS nossos filhos e netos para aplicar na dose certa e de maneira equilibrada o uso dessas ferramentas modernas, aproveitando as facilidades da tecnologia e valorizando um bom bate-papo “olho a olho” com amigos.

Como Marco Aurélio disse na Roma Antiga cabe-nos instruir ou suportar os demais seres humanos ...

 
Aqui vai uma dica que recebi de uma tia, assistam no "you tube" o vídeo "I forgot my phone", é muito interessante e representa exatamente o que estamos falando que é o uso descontrolado dos smartphones gerando a perda continua da interação entre pessoas.
 

 

 

  

 

Um comentário:

  1. Eu ainda não me rendi ao smartphone, não tenho internet no celular porque sei que isso vai me distrair e muito, então...acho que estou obsoleta, mas focada no que faço.
    Abraços

    ResponderExcluir