Translate

domingo, 23 de setembro de 2012

Unanimidade ...


 
Estava lendo o Facebook outro dia e vi essa imagem postada.

Simples e direto, o desenho mostra que um mesmo objeto observado por ângulos diferentes pode possuir diverso resultado sem contudo estar equivocado em qualquer um desses resultados.
 
Na vida às vezes nos apegamos a certas ideias e posturas que se fecham como verdades absolutas, não admitindo contestação ou ponto de vista diferente.
Nos colocamos na posição de "donos da verdade.
 
A intransigência nas ideias e opiniões cria obstáculos intransponíveis, quando então forçamos para que o nosso entendimento seja o único correto e verdadeiro.
 
Nelson Rodrigues já dizia “Toda unanimidade é burra.”
 
A partir do instante que impedimos que “outras verdades” girem junto a nossa, deixamos de dialogar com as pessoas, coisas e o mundo que nos cerca.

Nos auto isolamos e empobrecemos nosso conhecimento ...
 
Ao contrário, se permitimos o convívio com pessoas de  opiniões diversas das nossas, fomentamos um “leque” de opções e pontos de vistas que poderão coincidir ou defrontar com o nosso, mas que irão possibilitar nosso crescimento pessoal, pelo menos do ponto de vista retórico.
 
Assim, poderemos testar realmente nosso entendimento sobre aquele assunto, usando de argumentação empírica e técnica sobre o fato.
 
Um antigo filosofo, político e escritor francês Voltaire disse a seguinte  frase `"Posso não concordar com o que dizes, mas defenderei até o último momento o direito de dize-las.”
 
Portanto, torcer pro Vasco, ser evangélico, gostar do marrom, comer sushi, acreditar nesse ou naquele partido é apenas um questão de gosto e opção.
 
E cada um tem a sua !!!
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário