Translate

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

"PERSEVERE EM TI !!"




“Ainda que o pranto dure uma noite, a alegria vem pela manhã” (Salmo 30.5).


 
Há duas semanas estava me preparando para um workshop em que o tema a ser "facilitado" era o Pensamento Positivo e em minhas pesquisas na internet, li a seguinte frase: " PERSEVERE  EM  TI", não me lembro o autor da frase, porém ela me tocou profundamente.
 
Nesse sentido, somei a experiência que foi falar sobre esse tema com um grupo de adolescentes e a vontade de escrever sobre o assunto, alinhavei com outras proposições que palpitavam em meu coração e decidi então escrever este post.  

 

Existem ocasiões na vida em que as coisas parecem que saem do nosso controle. (ou o que nós acreditamos que estejam sob nosso controle)

 

São os relacionamentos afetivos rompidos, as tempestades financeiras destruidoras, a perda de alguém insubstituível e daí por diante ...

 

Que atire a primeira pedra quem não passou por alguns desses problemas ou ainda outros de menor ou maior intensidade?

 

Sempre ouvi que a vida é feita de experiências doces e amargas, contudo penso que ambas podem ser utilizadas como forma de suplantar conflitos.

 
 
Dependerá é claro, de nosso arbítrio a escolha de como melhor aproveitar as doces e amargas experiências da vida.

 

Sentimentos negativos de angustia, desespero, medo, dor, injustiça diminuem nossa “força” interior, deixando-nos prostados, desiludidos e sem a nossa principal "arma de combate" que é a "Força do Pensamento Positivo", "Fé" ou "Esperança". (cada pessoa nomina conforme seu entendimento).

 

Posso testemunhar acerca da força do pensamento e em como ele influência nosso bem ou mal-estar, pois já vivenciei ambas as situações.

 

Durante os momentos mais críticos no tratamento contra o câncer, ou seja, entre o  diagnóstico e o último exame realizado (mês passado), oscilei por "trevas" e "paraísos" e afirmo que o pânico e medo precipitam nossas visões escurecendo o horizonte o que leva a ampliar nossa desilusão ...

 

Sentimo-nos só, como num labirinto sem saída ...

 

E isso é desmotivante ...

 

De maneira inversa, quando decidi não esmorecer e enfrentar o tratamento e cirurgia com pensamento positivo, deixando de espernear contra a Providência Divina, mas me entregando (submetendo-me) a Sua Vontade, tudo pareceu mudar ...

 

A “carga” ficou mais leve, a poeira da tempestade baixou e eu consegui vislumbrar no horizonte o sol.

 

Confesso que não é um “solzão” daqueles que torram, do tipo que aquece Cuiabá, mas um “solzinho” acanhado de estilo nórdico, discreto (rsrsrsrsrs)
 
 
Ele (sol) ainda que brando, está cumprindo sua missão. 

 
A frase "Persevere em ti" me toca, quando entendo que a responsabilidade em experimentar essa força interior, o meu pensamento, a luz do meu sol (que pode ter conotação religiosa, espiritual ou não), é somente minha.

 
Posso mediante o amor e carinho de pessoas próximas ser até  motivada, porém a escolha acerca da estratégia dos meus movimentos e decisões diante das dificuldades e caminhos interpostos diante de mim é somente minha e, portanto o primeiro passo e a motivação está em meu interior.

 
Pontuo que é difícil manter esse estado de espírito – full time, ou seja o tempo todo, diante de certos obstáculos a serem transpostos.

 

Assim, oscilo ... caio ... levanto ... mas estou aprendendo a "lustrar" a Perseverança em meu espírito todos os dias .
 
 
 
"PERSEVERO EM MIM !!!!"      

 
 
Contam que Chico Xavier possuía um quadro em cima de sua cama em que estava escrito “Isso também passará ...”. Certa  vez questionado sobre a razão daquele quadro, ele explicou que era para lembra-lo que quando estivesse passando por momentos difíceis poder se lembrar que eles iriam embora. Que iriam passar e que se ele estivesse passando por aquilo era por algum motivo.
Mas a placa também era para lembra-lo que quando estivesse muito feliz não deveria se deixar levar, porque esse momento também iriam passar e momentos difíceis viriam de novo.

 

Podemos com a força do pensamento positivo, aproveitar cada experiência (doces e amargas), apreciando os momentos vividos e não nos esmorecendo diante dos obstáculos, todavia se isso acontecer (somos humanos e falíveis), que consigamos nos aprumar e buscar em nossas entranhas o equilíbrio para seguirmos em frente.
 
 
"PERSEVEREMOS EM NÓS"

 
 
 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário