Translate

sábado, 10 de novembro de 2012

Montezum ... um novo desafio?




 


" E no meio do inverno eu descobri que dentro de mim havia um verão invencível ..." Camus



Fui ao Hope Hari - um parque de diversão localizado a 72 km da capital paulista quando estive em São Paulo mês passado.
 

As crianças estavam excitadas diante da expectativa do passeio e "São  Pedro" colaborou trazendo um dia lindo, com sol firme e  temperatura agradável para cuiabanos, mas quente para paulistas.

 

Chegamos ao parque e deparamos com uma imensa fila. Tínhamos aprendido que em São Paulo as filas são imensas, encontradas até em banheiro de shopping center, mas nada conteria nosso propósito daquele dia que era nos DIVERTIR.

 

E divertimos a beça, a despeito das filas encontradas em  frente a cada brinquedo, que nos obrigava a aguardar por 01 hora (média) antes de entrar.

 

A fim de conter múrmurios lamuriosos das crianças, eu falava que a espera era para causar mais frisson e valorizar o brinquedo.

 

Passado o portão de entrada, abriu-se um leque de opções de diversão, contudo corremos para a maior atração aberta do parque – a montanha russa. De acordo com as informações colhidas na internet o Montezum (nome da montanha russa) é a maior montanha russa de madeira da América Latina, são 1030 metros percorridos em apenas 02 minutos, numa velocidade de 103 km/h.


Adrenalina pura !!!

 

Poder enfrenta-la era uma revanche especial para Túlio, meu filho mais velho, que há 04 anos foi impedido de entrar no brinquedo pois não tinha altura mínima exigida.    


Era o dia da desforra !
 

Ele foi na frente, puxando-nos.

 

Lembro-me que quando adolescente, eu adorava montanhas russas e aventuras do gênero. O prazer em “testar” minha coragem sempre foi superior ao medo do desafio.

 

Conversei com meus “botões” (a emoção e a razão) e ambos concordaram que depois desse ano tumultuado e desafiador eu devia seguir em frente e  me “jogar” na alegria  e no lúdico das crianças e somente isso me importava  naquele momento.

 

Medi na tabela postada na frente da atração a altura do meu caçula e “pimba” ele media 01 cm a mais do mínimo exigido – 1.40 cm.

 

Tudo estava dando certo.

 

 A espera durou 1 hora e 20 minutos e nesse tempo conversamos, rimos mas principalmente observamos as pessoas ao nosso redor.

 

Eram jovens em sua maioria, valentes e desafiadores no modo de vestir e se postar diante dos outros. Cabelos estranhos, cores apelativas, tatuagens, piercings, risos nervosos, bravatas sem fim.

 

Os que caminhavam pelo portão da saída depois de haverem conquistado a Montanha Russa nos contagiavam com um alegria quase histérica,  aquela aonde a adrenalina do medo foi vencida pelos hormônios injetados diante da vitória pessoal de terem enfrentado o grande desafio.


Ficamos motivados !!

Nesse meio tempo e no exercício salutar de mãe olhava com atenção o comportamento do meu “picachuzinho” Tiago de 10 anos que tem o estilo “precavido” para aventuras.

 

Eu o senti meio tenso e resolvi interferir naquela batalha interna que ele parecia estar travando e ponderei: “ Filho, a decisão é sua, se você quiser sair e só dizer que nós saímos da fila, talvez agora não seja o seu momento de subir, mas lembre-se que os medos existem para serem enfrentados.”

 

Ele me olhava nervoso, com um “que” de querer ficar para se mostrar seguro ao irmão mais velho e ao mesmo temeroso diante do desafio.

 

Enfim, uma hora e vinte minutos de espera na fila e já defronte a catraca de entrada dos carrinhos, ele se virou e me disse que iria subir. Fiquei muito feliz por estar junto a ele naquele momento.

 

Sabia que ele estava se esforçando e sendo forte. Sentamos juntos no mesmo carrinho ...

 

Quando o carrinho começou a subir (e todos sabíamos que depois do topo vem um descida vertiginosa), o medo começou a me dominar e eu me indagava: “ O que eu estou fazendo aqui  ???? ”

 

E vrupt .... não deu tempo para mais nada !!! Rsrsrsrsrsrsrsrsr ...

 

A velocidade era apavorante, subíamos, descíamos, nos curvávamos de um lado e do outro, meu corpo chacoalhava pra lá e pra cá, não dava tempo para pensar, apenas segurar no apoio e soltar o berro...

 

Ah, foi maravilhoso !!!!

 

Quando saímos, rindo histericamente e todos querendo contar suas emoções ao mesmo tempo. Olhei para Tiago e ele me disse: “ Mãe, vamos de novo !!!”

 

 

E com essa história verídica que hoje me vejo novamente.

 

 

Estou refazendo meus exames (rotina) de imagem, contudo foi identificado através da ressonância magnética um espessamento no intestino. Farei outros exames na semana que vem. Não sei o que me espera. Na verdade nunca sabemos o que nos espera. Pode ser uma inflamação ou algo residual do cancer.



 

Me sinto como se estivesse sentada naquele carrinho novamente, ouvindo os estalos do metal na madeira ... E só me resta uma alternativa: Enfrentar, dominando o medo, emitindo boas vibrações e mensagens para o organismo para ele reagir positivamente, como tem feito até aqui.

 

Todavia, por humana que sou, temo as turbulências que poderão chegar.

 

A fortaleza invisível que montei para me proteger de sentimentos que minam essa Força Interior continua em pé e me fortalece quando o desespero quer tomar conta com indagações infrutíferas.

Sinto essa Força quando concomitante e na mesma velocidade às perguntas que faço me chegam as respostas.

 
De onde arrumarei forças para esse possível novo desafio?

- Está dentro de você mesmo.

 
Conseguirei novamente manter o equilíbrio?

- Depende de você mesmo.


 
Respiro fundo e já me sinto aliviada, o equilíbrio retorna, meio indignado por eu ter novamente duvidado dele.
 

Tranquilizo-me ...

 

E como o filósofo Rubem Alves diz : “Problemas, sofrimentos, frustrações são partes da vida. Não é possível evita-los. Mas é possível sofrê-los com sabedoria."

"A tranquilidade não acontece por acaso. Ela é o resultado de muita disciplina.”

 

Dai-me disciplina ...



 

2 comentários:

  1. Vamos em frente, mas com muita fé e coragem para a caminhada, nada é fácil, mas se fosse, que teríamos pra contar e com quanta graça iríamos melhorar cada detalhe das nossas histórias?? Estaremos aqui, juntas, lhe dando muita energia, e lembrando sempre que Nossa Senhora estará conosco........então, vamos viver e aproveitar as muitas coisas boas e algumas mais dificies.....com o equilibrio dos sábios!!!!

    ResponderExcluir