Translate

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Nós planejamos ...









Distraidamente ao fechar a porta da geladeira de minha casa,  reli dois imãs de geladeira que havia comprado há alguns anos atrás. O primeiro dizia : “We plan ... God laughs! ”, ou seja, “Nós planejamos ... Deus gargalha/ri/escarnece “.

 

A frase parece cínica, visto que a tradução de LAUGH de acordo com o dicionário Longman é de gargalhar (to make sounds with your voice, usually while you are smiling – produzir sons enquanto sorri = gargalhar).

 

Acredito que esse foi o sentido desejado pelo criador da frase, talvez ele quisesse ser engraçado e sarcástico ao mesmo tempo.

 

Bom, como não sei quem é ele e não posso perguntar o sentido criativo da frase, só me cabe confessar que a compra do imã se deu pois eu havia apreciado o sentido sarcástico da frase, ou seja: “Nós (seres humanos) mortais passamos a vida mais planejando do que realmente fazendo e no fim o que prevalece é a vontade Divina.”

 

É bastante cômodo ter o entendimento de que a despeito de tudo que fizermos e planejarmos a responsabilidade final é do Divino.

 

Ocorre que, usualmente delegamos essa responsabilidade quando nos acontece algo negativo, que nos impinge tristeza, frustração ou perda, ou seja, pensamos: “Deus quis assim !!!”, pois do contrário, se alcançamos vitória, conquista, alegria o mérito é nosso, por que o merecemos, certo?
 
 
Humanos ...
 

Hoje, anos depois, ao ler a frase contida no imã prefiro entender a palavra  “laugh” com o sentido sorrir, assim: “ Nós planejamos ... Deus sorri !”  Sorrir pra mim é mais brando que gargalhar. Deus então sorriria aquele sorriso complacente e caridoso igual aos dos pais quando ouvem a pureza e inocência dos sonhos dos filhos ainda crianças.

 

O outro imã, com mensagem mais positiva e colocada ao lado do primeiro na geladeira, diz:

 

“ Forgive quickly ... Kiss slowly”, ou seja, “Perdoe rapidamente e beije vagarosamente”.



Na verdade é uma parte do poema de Mark Twain que diz:

 

“Life is short, break the rules

Forgive quickly, kiss slowly

Love truly, laugh uncontrollably

And never regret anything

That made you smile”

 

“ A vida é curta, quebre as regras

Perdoe rapidamente, beije vagarosamente

Ame verdadeiramente, gargalhe incontrolavelmente

E nunca se arrepende de nada

Que te fez sorrir.”

 

 

Assim, que os pensamentos negativos e depressivos sejam rapidamente esquecidos e que os bons momentos sejam apreciados e saboreados bem devagarzinho e guardados no “bolso da memória”, para serem sacados sempre que a necessidade ou a crise se fizer presente.     

  




 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário