Translate

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Verdades piedosas ? Mentiras brandas?







Logo no inicio do tratamento quando o prognóstico da doença estava meio “bravo”, tive a satisfação de conversar com o Dr. Guilherme Bezerra, que naquela manhã passava pela sala onde ficam os pacientes que estão recebendo quimioterapia.




Seu riso simples e motivador nos contagia e então começamos a conversar sobre minha doença e as possibilidades de cura. Lembro que no inicio do tratamento não se tinha certeza da abrangência real do tumor e tudo levava a crer que a possibilidade de cura era árdua.




Eu desejava a todo custo receber uma informação VERDADEIRA, ou seja era ou não possível a cura?




Como médico humanista que demonstrar ser, o Dr. Guilherme começou a tecer sobre as inúmeras e modernas técnicas de prolongamento da vida de alguém com câncer, além de citar exemplos de pessoas que superaram a doença e estão vivas até hoje a despeito do primeiro diagnóstico.




Ele me disse que 5 anos na medicina equivale a 20 anos de vida, pois o que se tem investido na área de pesquisas para o câncer é algo surprendente.




Ele não disse exatamente o que eu desejava ouvir naquele momento, mas a sua maneira de falar cativou meu coração e me encheu de esperança. Além de me incentivar a manter o coração leve, pensamento positivo e não me deixar abater, pois a tristeza e o desespero nos levam a depressão que abre a porta para agravamento da doença.




O post de hoje que gostaria que dialogar é sobre A Verdade.




O que é a verdade? Existe a verdade absoluta? E a verdade “piedosa”? Verdade e compaixão? A verdade é sempre necessária? Verdades convenientes?


Pouco sei de filosofia, portanto este post nada tem de filosófico, mas tenho lido alguns livros de filosofia como  “Pergunte a Platão” de Lou Marinoff e  “Da tranquilidade da alma” de Sêneca, além é claro de textos da própria internet (poço sem fundo de informações boas e terríveis).




Nesse meio tempo do tratamento tenho encontrado na leitura, que sempre foi minha companheira e cumplíce a tranquilidade e paz desejada.




É lógico que não leio só livros “cabeça”, mas intercala-os com poesia, ficção e romance. Tem sido fórmula certa para vencer a ociosidade e manter a mente trabalhando...




Pois bem, a Verdade pode significar o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores.




Para Nietszche “a verdade é um ponto de vista” e “as convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentira”, para Descartes “a certeza é o critério da verdade”, já para Eduardo Girão “ A verdade nunca é injusta, pode magoar, mas não deixa ferida”.




Os seres humanos desejam a verdade, mas a temem pois ela pode ser  triste, destruir ilusões e afetos, enquanto que a ficção é muitas vezes mais branda e fácil de encarar.




Alguns usam a verdade quando lhes são conveniente, outros acham que podem usa-la a todo e qualquer momento, não percebendo que existe uma diferença entre ser verdadeiro e inconveniente.




Precioso é o silêncio, é saber ouvir com “ouvidos” e “coração” aberto. É olhar na face daquela pessoa e dizer o necessário sem magoa-la, nem impor conceitos subjetivos, moldando-a a maneira sua própria maneira de enxergar o mundo.




A cautela é sempre necessária, não podemos ultrapassar ou exceder o limite da crueldade.




Penso que como seres racionais e dotados de perspicácia e boa vontade podemos encontrar no arcabouço de nossas experiências vivenciadas fórmulas de falar a verdade buscando pontos positivos, que incentivem sem “detonar” com a pessoa, que certamente poderá guardar rancor desnecessário ou ficar na “defensiva” contra seus argumentos, impedindo-as assim de captar a real e até boa intenção ao ter lhe falado com a  verdade, sendo inócua essa ação, o que não causará o efeito desejado para o melhoramento da pessoa.



Certa vez eu li que: “ Existe a mentira piedosa e a verdade ultrajante e devemos saber distingui-las antes de condenarmos ou absolvemos quem as haja praticado.”




Em 410 a.C, Protágoras de Abdera cunhou a seguinte frase: “ O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são”.






Achei meio confuso, até entender a explicação desse axioma, que diz que as coisas são conhecidas de forma particular e muito pessoal por cada indivíduo. Se o homem é a medida de todas as coisas, então coisa alguma pode ser medida para os homens, ou seja, as leis, as regras, a cultura, tudo deve ser definido pelo conjunto de pessoas, e aquilo que vale em determinado lugar não deve valer, necessariamente em outro.




Que não nos tornemos aquelas pessoas tão acomodados no papel de julgadores com suas verdades que não percebem nada além dela. Desconhecem o mundo, enxergam apenas na perspectiva de um ponto e não percebem que esse ponto é apenas um entre infinitos que formam a reta.  




Enfim retorno ao início do texto, temos que sempre falar a verdade doa a quem doer? Devemos mentir em nome de uma boa causa?




De minha parte informo, não gosto da verdade cruel, aquela que você diz a alguém que “a roupa que esta usando é horrorosa”, “essa doença não tem cura”, ou “desista você não presta para nada”, afinal opiniões subjetivas ou negativas não são necessariamente verdades, não é?








Prefiro a "verdade verdadeira", mas com caldas de piedade e enchimento de motivação, sem necessariamente mentir ou omitir. 





Ademais antes de falar a tão falada Verdade, pensemos, pois uma palavra dita não se tem como voltar atrás.     

Para quebrar um pouco a sisudez do texto, quem já não ouviu ou falou alguma dessas “verdades duvidosas” Rsrsrsrsrsrs


ADVOGADO: - Esse processo é rápido.

ALCOÓLATRA:- Só um pouquinho...estou parando de beber...

AMBULANTE: - Qualquer coisa, da próxima vez a gente troca.

ANFITRIÃO: - Já vai? Ainda é cedo!

ANIVERSARIANTE: - Presente? Sua presença é mais importante... Par de meias??? Realmente você adivinhou... Transmissão de pensamento ou você é a minha alma-gêmea!?

ASSISTÊNCIA TÉCNICA: - Foi o carvão do motor e problema de pico na fonte.

BALCONISTA DE PADARIA: - Este foi feito hoje...

BÊBADO: - Sei perfeitamente o que estou dizendo.

CACHACEIRO: - Agora a primeira saideira!

CASAL SEM FILHOS: - Visite-nos sempre; adoramos suas crianças......

CHATO: - Acho que vou embora, já é tarde né!?

CHEFE: - Estamos passando por um fase temporária de contenção de despesas...

CORRETOR DE IMÓVEIS: - Em 6 meses colocarão: água, luz e telefone.

CRIANÇA: - Num fui eu!!! Foi ele!

DELEGADO: - Tomaremos providências.

DENTISTA: - Não vai doer nada.

DESILUDIDA: - Não quero mais saber de homem.

DEVEDOR: - Amanhã, sem falta!

ENCANADOR: - É muita pressão que vem da rua.

FILHA DE 19 ANOS: - Dormi na casa de uma colega.

FILHO DE 19 ANOS: - Antes das 11 estarei de volta.

GALINHA: - Ah...Se minha família fica sabendo o que estou fazendo com você...

GERENTE DE BANCO: - Trabalhamos com as taxas mais baixas do mercado.

INCONVENIENTE: - Você se importa de eu me sentar!?

INIMIGO DO MORTO: - Era um bom sujeito...

INTERNAUTA VICIADO: - Só vou baixar os emails e desconectar... Tec tec tec...

JOGADOR DE FUTEBOL: - Vamos continuar trabalhando e forte...

LADRÃO: - Isso aqui foi um homem que me deu.

LOCUTOR DE TV: - E até a próxima semana, neste mesmo horário.

MARGINAL CÍNICO: - Nada a declarar...

MECÂNICO: - É o carburador.

MÉDICO: - Depois de algumas sessões de quimioterapia você se sentirá um adolescente.

MUAMBEIRO: - La garantya soy yo!!! Tradução: Tá ferrado...

NAMORADA: - Pra dizer a verdade, nem beijar eu sei...

NAMORADO: - Você foi a única mulher que eu realmente amei...

NOIVO: - Casaremos o mais breve possível!

ORADOR: - Apenas duas palavras...

OTIMISTA: - Os últimos serão os primeiros...................

PEDREIRO: - Já veio quebrada...

PEIXEIRO: - Pode levar freguesa; está fresquinho....

POBRE: - Se eu fosse milionário espalhava dinheiro pra todo mundo..

PRESO EM FLAGRANTE: - Sou inocente.

PRIMEIRO HOMEM DA SUA VIDA: - Vou colocar só a cabecinha.

PROSTITUTA: - Nunca conheci ninguém igual à você...

SAPATEIRO: - Depois alarga no pé.

SOGRA: - Em briga de marido e mulher não se mete a colher!

TAXISTA:- Este caminho é mais longo, mas a gente num pega trânsito, entendeu!?

TÉCNICO DE INFORMÁTICA: - Foi Vírus!!! Tem que formatar o HD e reinstalar
tudo de novo... Isto se não danificou a placa-mãe, o processador e o HD. Vamos torcer...

TELEMARKETING: - Seu filho foi selecionado e ganhou um curso de informática
e inglês...

TRAMBIQUEIRO: - Minha vida é um livro aberto... (ESCRITO EM ARAMAICO)

VAGABUNDO: - Há 3 anos que procuro, mas não acho nada.

VENDEDOR DE CHURRASQUINHO GREGO: - Essa carne é de primeira...

VICIADO: - Essa vai ser a última.

VIRGEM:- Tá doendo...





Nenhum comentário:

Postar um comentário