Translate

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Exalar perfumes ...


" O amor é o perfume das almas."
Dom Helder Câmara



Conheço pessoas que “exalam” perfume próprio por onde quer que passem, e por mais que os anos voem, elas continuam deixando a sua marca (característica) guardada em nossa memória emocional-olfativa.

Às vezes comparo as pessoas que tenho o privilégio de conhecer (no local de trabalho, hospitais, shoppings, festas, missas...) com perfumes e constato que temos perfume próprio, cultivado com o decorrer dos anos e experiências, mas que podemos também exalar cheiros diversos,  atendendo a necessidade do momento, dependendo é claro, da variedade do jardim que cultivamos nossas flores.
  
Assim, conforme minha teoria dos perfumes, classifico (com amor!!!)  pessoas em distintos potes de perfume.
  
As avassaladoras, enérgicas e agitadas estão nos potes dos perfumes de fragrância forte.  É uma delicia conviver com elas, são extremamente cheirosas, contudo o convívio (uso) deve ser moderado sob pena de se tornar enjoativo.

Existem outras que são como rosas, o perfume é levemente adocicado e sensível, e o seu uso constante torna a vida doce, mas certos momentos da vida exigem alternativa de troca-las por outras fragrâncias mais fortes, sob pena de tombar.

Outras, são como os perfumes madeirado: fortes e guerreiras ...

E daí por diante...

Contudo, percebo que algumas pessoas não exalam perfume algum e passam pela vida sem deixar marca ou saudade.

Enquanto estive brevemente internada no Hospital 09 de Julho em São Paulo, constatei minha teoria do perfume.

Havia enfermeiras calorosas e atenciosas que marcaram minha  passagem nessa momentânea “hospedagem”: Michele, Elisanea, Carmem, Cida, exalavam perfumes doces e até franceses.

Na hora de aplicar um remédio ou dar banho, emitiam um olhar diferenciado, acolhedor e mais humano. É como se dissessem: “eu me vejo em você e, portanto lhe trato com atenção e carinho.”

Outras, porém, não consigo nem lembrar o rosto ou nome, foram impessoais e até frias ...

Impecáveis no quesito “cumprir com a obrigação”, porém vazias de emoção.

O atendimento humanizado não trará diferença salarial, mas a troca de energia positiva e bem querer não se computa com dinheiro. Ademais, não acredito que estamos só de passagem por esta vida ... alguma coisa fica "gravada" no Universo.

Daquele atendimento diferenciado ocorrido num mesmo plantão, passei a analisar minha vida.

Quantas vezes agi “cumprindo com a obrigação” e não ofereci o melhor de mim.

Deixei passar oportunidades de oferecer maior consolo e compaixão a quem me procurava, pois o “tempo” nos urge de responsabilidades e ficamos impedidos de proporcionar mais atenção.

O triste é perceber, que muitos passam a “cumprir com a obrigação” até dentro da própria casa, não interagindo com filhos e esposas/maridos. Atendem materialmente a família, entretanto deixam a atenção emocional para depois.

O problema é quando não houver possibilidade do depois ...

Ou quando essa oportunidade existir, já houver ressentimentos suficientes para não conseguir transpassá-la.   

Assim, decido que quero deixar o meu perfume exalar pelos corredores da vida, conforme tiver necessidade, ora sendo avassaladora, ora doce, ora guerreira, mas sempre difundindo o melhor de mim.

Todavia, não posso esquecer que para exalar perfume de rosas e madeiras temos que aprender inicialmente a cultiva-las.


"Um pouco de perfume sempre fica nas mãos de quem oferece flores."
Provérbio chinês

  



4 comentários:

  1. Seu perfume é tão marcante e tão genuíno que deixa o aroma por muito tempo. Não o aroma forte que pertuba, mas o aroma suave que dá saudade. Cheguei em casa e vocês já não estavam lá.Mas o bilhete carinhoso trouxe para o meu coração a sua presença amorosa. O seu perfume será sempre marcante como você.E a cada passo, a cada reflexão que ilumina o espírito e provoca novas mudanças, mais esse aroma se fará sentir de forma marcante porque vem da alma! Saudade!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tia Bety,

      Suas palavras me comovem e fazem o meu espírito se sentir melhor. Você também exala um perfume único e especial, cultivado no amor e doação. Que Deus lhe abençoe sempre. Bjs Carla

      Excluir
  2. Você já está deixando o seu perfume, compartilhando conosco todo o seu aprendizado com muito amor e carinho, nos fazendo pensar e melhorar cada dia mas nessa nossa caminhada por esse mundo.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida prima,

      É tão bom saber que o que estou aprendendo com o cancer e compartilhando essa fase com vocês tem de alguma maneira ajudado a refletir melhor sobre a beleza que é a VIDA e em quanto nós podemos torna-la ainda melhor. Obrigado pelo incentivo. Beijos e saudades. PS: assim que tiver em condições físicas pós quimioterapia irei até ai - Trindade- para agradecer ao Divino Espírito Santo.

      Excluir