Translate

terça-feira, 3 de abril de 2012

Cultivando a Paciência




“FOCALIZE PARA ONDE VOCÊ QUER IR, NÃO O QUE VOCÊ TEME.”

                                                                                  Antony Robbins



O termo Virtude vem do latim “virtus”: força vital. Designa o poder de uma coisa para determinados efeitos, é a disposição adquirida para se portar bem.



Kant defendia que virtude não é aquilo que nos torna mais felizes, mas aquilo que nos torna dignos de ser felizes.



Assim de tantas virtudes que devo lapidar em meu garimpo diário e rotineiro, a fim de me encontrar ou de me tornar digna de ser feliz, a virtude da PACIÊNCIA está dentre as escolhidas para o momento.



Desde a infância tenho dificuldade em conter a ansiedade, portanto é vício antigo, arraigado igual raiz no íntimo do meu ser.



Numa tentativa de  me manter sã, podo vez ou outra os galhos da ansiedade e às vezes acredito que  chego a “controla-la” ...



Com o decorrer dos anos e a própria maturidade vivida empiricamente, uso de alguns exercícios para domar essa tal da ansiedade.



A primeira etapa que aprendi é identificar a razão da ansiedade (óbvio,né?), saber o que a esta alimentando – “ O que há de tão grande nesse problema? O que está errado?



Após, busco observar as alternativas que restam para contornar a situação, ou seja, o que posso fazer para melhorar? E o que não posso fazer? É possível supera-la?



Identificando, analisando, resta enfrenta-la com o antídoto da virtude da Paciência.



Respiro fundo ...



Planejo ações para dribla-la e pronto: “ Tá no papo!!”.



Até parece fácil, mas não é e eu vivo ficando de prova final ...



Rsrsrsrs!!!!



Contudo, nem tudo dura para sempre e o Universo conspira a nosso favor!



Quando adolescente eu gostava de fazer um teste comigo mesmo.



Quando comprava um livro e a estória era instigante, logo queria saber o final da estória. Demova mais dias que o normal para terminar o livro, testando-me para saber o desfecho final do autor. Esse era o meu exercício para controlar a impaciência.

Também já li livros enormes num dia só. Só parava para comer.  


Até hoje gosto de ler jornais e revistas de trás pra frente.

Vai entender as pessoas ??



Se é pra me contar um fato bom ou ruim, logo já peço CONTA, pois a minha imaginação é fértil e flui igual correnteza de rio.



É pra acabar né?



O hilário dessa a ansiedade era quando criança - 13 anos e havia prova oral na escola, em especial da Irmã Luisa do Colégio Coração de Jesus que ministrava Ciências, ela fazia sorteio e era cascuda, tinha um certo deleite em olhar e tirar o papelzinho com o nome da vítima do momento. Mas antes, como alma caridosa, oferecia oportunidades a voluntarias que poderia se oferecer para iniciar a prova oral.



Eu a temia e algumas vezes me voluntariei.



Quem sabe eu era meio masoquista . rsrsrsrsrsrsrs


E ela não dava notas melhores para quem se voluntariava não! Tratamento análogo. 



A prova oral em si não era ruim, o díficil  era  aguardar o momento em que a professora se dispusesse a realizar “sadicamente” o sorteio.  



No fundo o ansioso sofre por não ter o controle sobre o futuro e quer controlar situações adversas a sua vontade.



Se tem algo para ser feito, faço logo ...



Se é para saltar e não há outra alternativa, pulo primeiro.



Já bati muita cabeça, nessa “bravura”.



Ainda bem que a cabeça é dura.



Lendo sobre a ansiedade descobri que é uma característica biológica do ser humano e que antecede momentos de perigo real ou imaginário, nos permitindo preparar para  situações de perigo.



Não é considerada um problema pelos especialistas, mas sim um reação normal do organismos.



O “ó do borogodó” é não deixar que a ansiedade nos domine, dirigindo nossa vida de maneira desordenada, levando a situações de conflito, depressão e outros transtornos emocionais e físicos, prejudicando nosso cotidiano.
Aí sim, é necessário pedir ajuda.



Desde o resultado da biopsia e do baque da recidiva, eu havia me comprometido a viver “ cada dia por vez “.



Esse seria o maior dos meus testes para controlar a ansiedade  e cultivar a virtude da PACIÊNCIA.



Contudo, entretanto, todavia ....



Falíveis somos e as quedas acontecem.



Com um pouco de satisfação, eu posso dizer que eu até estava me sentido uma boa aluna no controle da ansiedade, tive poucas “quedas” durante esses 02 meses.


Porém ao terminar a 3ª sessão de quimioterapia, na sexta feira, tudo veio como um TSUNAMI.



Vrumm ...



Acrescido dos efeitos físicos da quimio, que já me deixa meio debilitada fisicamente: cansaço, fadiga, náusea, fiquei um pouco “pra lá de Bagda...”



E confesso que esses últimos dias não foram fáceis.



Nem o blog  me motivava.



Sumiram as ideias, a motivação e um pouco da energia.



Motivo: O fim da primeira etapa do tratamento – QUIMIOTERAPIA.



E para potencializar o "angu de caroço" emocional, o início incerto (para algumas semanas) da 2ª etapa do tratamento.



O problema é o incerto, improvável, não palpável, indefinido ...



Será possível a cirurgia? O tumor é ressecável? Caso não seja, qual alternativa? Nova  quimioterapia? Deu certo o bombardeio da quimio? O tumor regrediu?



Putz ...



Aguardar com PACIÊNCIA e sorriso nos lábios a realização desses exames posteriores de imagem, que irão demonstrar se houve retrocesso do crescimento do tumor em si, ou seja, se a quimioterapia “funcionou”, não é brinquedo não!!



Essa é uma das maiores  “batalhas” internas que estou a travar.



E ela é mental ...



Mexe com emocional ...



Pensem meu amigos...

Esperar mais tempo depois de 60 dias, os resultados a serem perceptíveis nas imagens dos exames (ressonância magnética, PET CT) a serem realizados na 2 quinzena de abril, a fim de buscar aberturas e protocolos médicos científicos – cirurgia ou continuidade da quimioterapia - para que eu amparada pela ciência decida  o “resto” da minha vida ...



E o “resto” pode estar não estar entre aspas !!!!



Sei que muitos me entendem e até concordam com esse meu ligeiro tremor nos joelhos e palpitação acelerada do meu coração,  afinal quem atiraria a primeira pedra ...



Não há como fugir.



Prova oral de Ciências, novamente!!!



Eu estou diante dela – A REALIDADE – e ela está diante de mim.



Decido enfrenta-la .



Eu não pisco e eu não corro.



Prendo a respiração ...



Agarro aos meus santos e orações.



Penso nos meus filhos, marido, pais, irmãos, familiares e tantos amigos e conhecidos que torcem  por mim, sentados ali na arquibancada ...





E então uma Força acalentadora, suave e terna me fez ontem levantar o espírito. E intuitamente me disse para que eu me mantenha com a cabeça sadia a fim de tomar decisões conscientes e nada resta a não ser aguardar - O MOMENTO.


Tudo isso !!!



Assim, às 22:30 do dia 02 de abril de 2012, rompi com o desânimo e estou terminando este blog hoje, bastante tranquila e adiantada, pois o retorno seria amanhã né.

 Postei uma frase de Joseph Murphy:
“O homem precisa viver na alegria da expectativa do melhor. Irá descobrir então que o invariável e inevitavelmente o melhor acontecera. Conseguimos o que esperamos na vida. Espere sempre o melhor! “

                                                       
















4 comentários:

  1. Minha querida,a ansiedade vem da nossa característica de querer controlar tudo, mas isso é uma ilusão, a gente aprende na longa estrada. A vida é um rio que corre serenamente entre suas margens, sendo surpreendido vez por outra por uma enchente, uma cachoeira, barrancos, despenhadeiros e até pelos efeitos dos terríveis "tsunamis" dos oceanos.Se preparar? Difícil. O jeito é surfar até nas águas doces para superar esses obstáculos. Por isso, ter momentos de desesperança faz parte do caminhar. Só não pode deixar esquentar o banco e ficar rondando. Xô! Espanta pra longe essa ansiedade que consome energia e deixa entrar a força da certeza e da fé. Como diz o seu post, espere sempre o melhor. Ele virá!
    Estou te esperando aqui. Beijos. Te amo.

    ResponderExcluir
  2. Bingo !! É isso mesmo tia querida!!! Estou surfando em águas calmas agora e aguardando o melhor.
    Bjs - Te amo.

    ResponderExcluir
  3. Rumo ao cume da montanha!!!!! Todos nós temos esses momentos de ansiedade, de vontade de que tudo aconteça aqui e agora ou então de que tudo pare pra gente dormir uns tres dias e esquecer de tudo......mas isso também passa.....graças a DEUS. Estamos juntos querida sobrinha, acreditando na próxima etapa do tratamento e lhe vendo animada e feliz com o resultado positivo alcançado!!!! Rumo a curo! Força e Fé...muitos beijos Tia Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade ... Oscilamos igual vara verde!!! Mas não nos quebramos !! Com a força e o incentivo recebido minhas energias são repostas. Te amo!!!

      Carla

      Excluir