Translate

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Se correr o bicho pega. se ficar o bicho come !!!



Nós deixamos nossa vida tão cheia de compromissos diários que deixamos de apreciar as coisas mais singelas que nos rodeiam.


A correria para cumprir metas na profissão, de trabalhar exacerbadamente e fora de horários dignos, nos leva a valorar   atividades não tão vantajosas a nós mesmos e que de alguma forma prejudicam nossa saúde ou relacionamento familiar.


Utilizamos da alegação de escassez de tempo para delegarmos tarefas a terceiros (avós, marido, empregadas) ou deixamos de realiza-las por completo.


Assim, pouco a pouco deixamos de levar os filhos à escola, de fazer supermercado, de ir à ginástica, de frequentar cursos não ligados a profissão (pintura, música, inglês, culinária).


Chegamos em casa tão cansados física e mentalmente que até do espírito deixamos de cuidar.  


Enfim, o exercício de atividades que tem o condão de nos resgatar do “olho do furacão” passam a ser secundárias numa escala de valores invertida e não detectada conscientemente.



Nesses dois meses de licença médica, voltei a ter o tempo sob o meu controle e consequentemente comecei a apreciar as atividades que  antes ou eu fazia na “correria” para cumprir e não curtia os momentos ou as delegava aos “colaboradores” - pais, marido ou empregada, o me levava a “culpa” mental.


A grande encruzilhada das “mulheres modernas”  é essa: “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come ...”


E então, indago:


Vale a pena pagar o preço alto dessa multifuncionalidade assumidas na vida contemporanea?


Será que no afã de exercermos todas as atividades e compromissos assumidos, conseguimos ser uma profissional de sucesso, mãe perfeita, esposa exemplar, filha atenciosa, irmã companheira, colega eficaz, amiga presente ? ( Ufa, cansei só de enumerar as "perfeições' !!!)


O que queremos provar com esse leque variado de funções?


Ou pior, a quem queremos provar que podemos ser tudo isso e muito mais ?


Estamos ligados na tomada a 220 watts.


Elétricas (os) ...


Outro dia, sentada no shopping para tomar um cafezinho, observei uma família sentar-se próximo a minha cadeira. Era um casal com duas filhas.


A adolescente sacou um I-Pad e se pôs a mergulhar na internet. A filha menor estava com um jogo de Nintendo na mão.


Os pais conversavam entre si, mas vez ou outra checavam e-mails e redes sociais durante a conversa.


Conclusão, a família estava junta fisicamente, mas ao mesmo tempo distantes emocionalmente uma das outras.


Ninguém “vivia” aquele momento de relaxamento.


Estavam todos conectados, cada um em seu mundinho ...


O ócio não existe mais.


Sabe o ócio ..



Aquele momento que desligamos de tudo e só apreciamos estarmos vivos, que muitos contextualizam pejorativamente com preguiça e outros dizem que é o momento criativo.


Pois é, esse momento importante - o ócio, aonde conseguimos escutar a nós mesmos, se esvai pelo excesso de atividades.       


Hoje, ir ao supermercado e gastar o tempo ali, naquela atividade rotineira é prioridade. Afinal, escolher alimentação saudável para minha família deveria ser fundamental, não é?


Eu cheguei ao cúmulo de cronometrar tempo gasto no mercado a fim de buscar fórmulas (começar pelas gôndolas das frutas ou no açougue)  para terminar o quanto antes essa atividade a fim de exercer outra.  


Tolice ...


É verdade que nunca abri mão de acompanhar meus meninos, faço questão de estar presente nas atividades escolares e extra escolares. A única desvantagem era que não sobrava tempo para mim.



Ou melhor, o tempo que me sobrava era para depois da 22:30 h !!!


Eu - Carla Patrícia só podia apreciar um bom filme, ler a internet (na seção de “futilidades”) ou ler um bom livro depois de um longo dia e já com pouca energia.  


Deixei de fazer aulas de “conversação” de inglês, nunca fiz o curso de culinária almejado, deixei de frequentar assistência espiritual e outras “cositas’ mais.


“Pisa no freio” !!!!


É assim que vejo essa parada forçada pela doença.


O meu inconsciente grita:


P A R E !!!

S I N T A !!!!

A P R E C I E !!!!

S A B O R E I  A  VIDA  !!! 


Atualmente consigo ouvi-lo. Rsrsrsrsrsrs


Se existe outra vida após esta ou se iremos nos encontrar no final dos tempos, não sei !! ...
  

A certeza dessas indagações creio que todos nós só teremos depois de partir.


Enquanto isso, estou aqui !!!

  
Nesta vida !!!


Estou cheia de expectativa, sonhos e planos para vivê-la de maneira mais sensata, plena, inteira e de entrega.


Iniciando com o hoje – Carpe Diem !!!!


Vai um poema de Mário Quintana, sobre o tempo.


O Tempo

“A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira.
Quando se vê, já é natal ...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais par ser reprovado ...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguiria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo..
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá, será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará. “





2 comentários:

  1. Texto simplesmente maravilhoso e traduz a minha vida pois na grande maioria das vezes, 99%, deixei meus filhos de lado e a mim, por causa de trabalho, sempre querendo ser a super mulher, esperando reconhecimento de pessoas que sequer se importavam comigo ... tenho analisado muito tudo isso que tem acontecido em minha vida, lendo suas postagens e me identificando demais ... percebo que tenho que mudar o meu jeito de ser, de encarar a vida, de estabelecer prioridades ... preciso mudar ... só nao sei como começar !! beijos, tenha fé e força, vc vai sair dessa com toda certeza ...

    ResponderExcluir
  2. Cara amiga !! Quando escrevo penso nas minhas colegas de profissão, dedicadas guerreiras no servir ... Idealistas e sonhadoras, mas acima de tudo humanas!!! O medidor do tempo é vc quem faz !!! SEi do seu esforço e desapego ... O principal e mais dificil passo é o primeiro ! Confie em vc e na Providência Divina para te guiar. Bjs e obrigado pelo incentivo. Torço por vc também.

    ResponderExcluir