Translate

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Paciência ... Paciente!!!!!





A estrada que percorro é cheia de pedras soltas, com curvas surpreendentes, contudo, espero que o final dessa estrada ainda não tenha sido demarcado.

Ninguém me prometeu que a estrada seria  reta e plana.

Assim, me cabe apreciar a paisagem, mesmo que às vezes borradas pelas lágrimas da incerteza e do medo.

Aguentar firme no posto ... interposto ... pelo aposto do destino!!

Todos os dias são novas emoções, umas boas ... outras nem tanto.

 
Meu coração palpita alucinado e descompassado.

Adrenalina pura!!!!

No inverso a emoção da adrenalina, informo que nunca consegui jogar "paciência".


Assim ser paciente, na verdadeira acepção da palavra é algo que tem que ser "trabalhado". 

 
Como já disse em outros posts, a ansiedade me tem como cria.

 
Mas eu estou lutando para conquistar o equilibrio ...

Contudo o acumulo de dúvidas suscitadas pelo tratamento me deixou um pouco "fora do prumo" no dia de hoje. 

 
Dessa forma, me atrevo a desabafar um pouco neste post.


A expectativa ronda meus dias ...

A espera dos resultados positivos da quimioterapia ...


A espera da possibilidade da cirurgia ...


A espera da cura ...


Como conta gotas cada dia é uma novidade!!!


Começo a ter a sensação de ser uma "peteca", jogada pelo destino de um lado para outro ...


 Alternando vôos rasos e altos ...


Gente como é dificil ser peteca!


Ela não tem o domínio sob si e nunca vence, apenas dá a vitória ao jogador-vencedor!


Quero voltar a ser jogadora.


Sim, JOGADORA - estabelecendo o meu ritmo de jogo e as estratégias para delimitar meus caminhos.


Enfim, ter o controle novamente da minha vida.


Alguns, mais filosóficos diriam: " Carla, ninguém tem o controle sob a própria vida ... outros mais profundos diriam: "as pessoas "acham" que tem o controle da própria vida".



Pode até ser, mas eu quero acreditar que tenho o controle sobre ela novamente.


"CALMA CARLA!!!"  "PACIÊNCIA, CARLA". " TUDO AO SEU TEMPO"

Paro!!

Respiro fundo buscando a serenidade interior.

Busco exemplos de vivências positivas em minha memória!


Acalmo-me!


Decido procurar no dicionário (para me acalmar) o significado da palavra Paciente e descobri o seguinte:

1-    Que tem paciência

2-    Que tem a capacidade de esperar tranquilamente

3-    Que é capaz de suportar dificuldades e tristezas, resignado

4-    Que revela persistência, perseverante

5-    A pessoa que se encontra sob cuidados médicos, doente.

Do latim patiente  é “que sofre”, particípio presente de “pati” é sofrer, suportar.

 
É realmente tragicômico essa definição, pelo menos assim eu acho diante da  atual situação de saúde que me acomete,  ser  PACIENTE.

 
Antes, nunca havia analisado semânticamente a aplicação da palavra PACIENTE como sinônimo de DOENTE. 


Sempre preferi intitular-me paciente do Dr. Fulano de tal, do que dizer sou "doente" do Dr. Fulano de tal, e a razao é óbvia: ser Paciente tem conotação positiva, enquanto que doente não.

Ocorre que subliminarmente ao aceitarmos a titulação de Pacientes, aceitamos lá nos confins do nosso subconsciente humano outros atributos  e comportamentos relacionados a ser Paciente, não detalhados quando compramos o "pacote completo".


É claro que conscientemente ninguém escolhe ser Paciente/doente, a não ser os que abusam do físico, se colocando em risco.

Então, acredito que o último momento da vida em que gostaríamos de ser pacientes, obedecendo fielmente o preceito da definição acima de número “1”,  “2”, “3”, “4” é quando estamos doentes.


Os verbos esperar, resignar, aguardar, suportar  exigem ânimo superior. 


Ânimo esse já desgastado por outras emoções.

Em especial quando corremos contra o tempo, buscando vencer uma doença  traiçoeira que pode ser terminal se não cuidada a tempo.

Paciência ... Paciência.... Paciência Paciente!!!

 
Podemos ser Pacientes, quando temos a capacidade de esperar tranquilamente”  por  horas intermináveis na ante sala de um consultório médico para o atendimento marcado (previamente agendado) com  meses de antecedência e somos atendidos com até 3 horas de atraso.

 
Somos Pacientes, quando mesmo morando em Cuiabá - capital do Estado de Mato Grosso somos atendidos nos hospitais daqui com equipamentos não tão contemporâneos.

Ou quando procuramos o Pronto Atendimento de um hospital particular e temos a nítida sensação de estarmos em um hospital de “guerra” com gente quase espalhada pelo chão, o que nos força a ter que aguentar uma dor aguda por horas, até chegar a nossa senha.

E eu não estou falando em hospitais da rede pública que são notoriamente vergonha nacional.

 
Constato que vivemos numa província em pleno século XXI.

Sim, nossa querida Bom Jesus de Cuiabá é uma província !!!!


Parada em investimentos na área de saúde ...

Nós, cuiabanos e os que aqui “fincaram” raízes somos levados a nos deslocarmos aos grandes centros em busca de hospitais com equipamentos de vanguarda e confiáveis.


E como ficam as pessoas que não podem bancar financeiramente esse custo ?!!


A resposta - todos nós sabemos! 

Termino deixando claro que estou discorrendo acerca  do sistema dos hospitais em Cuiabá e não dos médicos de Cuiabá.

Por derradeiro, me permito (depois dessa longa maratona e jogo de peteca), a esse momento de impaciência, sendo a PACIENTE -IMPACIENTE.

Prometo que será breve.







Nenhum comentário:

Postar um comentário