Translate

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Bom dia, eu sou Teresa Fernandes, seja bem vinda...




" A descoberta do poder do átomo mudou tudo, exceto a nossa maneira de pensar ... A solução para este problema repousa no coração da humanidade"  Albert Eistein.



Ontem fiz minha primeira sessão de quimioterapia. Estava muito apreensiva, pois desconhecia na prática os efeitos dela, em que pese já ter lido quase um compêndio na internet e conversado com algumas pessoas que já passaram por isso.

Então, chegando na Nutec (local em que estou fazendo o tratamento) fiquei na sala de espera com minha mãe e meu marido, aguardando ser chamada. Não conseguia ler revistas, nem assistir a TV, confesso que a vontade que se sobrepunha era de sair correndo, mas aí, vinha a voz interior que dizia que era tempo de enfrentar a situação.

 Como sou "obediente" decidi ficar, até porque não havia outra saída.

Logo, uma senhora simpática se apresentou, chamando-se Teresa Fernandes e me levou até a sala equipada para os pacientes receberem a quimio.

Pois bem, a atitude positiva dessa senhora - técnica em enfermagem - fez a diferença durante essa primeira sessão de quimio. De linguajar simples, bem cuiabana ... Ela foi amorosamente (sem me conhecer ainda) discorrendo acerca dos procedimentos e possiveis efeitos dos medicamentos. O diferencial é que não ficou só nisso não, foi além ... saiu do técnico e impessoal e tocou meu coração ao dizer: "Isso aqui é passageiro", "você é filha de Deus perfeita" ... "Levante a cabeça e não desista" ...

Acostumada com a impessoalidade e as vezes até frieza sentida inúmeras vezes quando na sala de espera de consultórios médicos, aquela atitude HUMANA afastou meu medo e me deixou tranquila e apta para receber com a alma livre todo aquele medicamento pesado que irá me curar.

Confirmei assim, que as atitudes e os pensamentos positivos tem efeito revigorante e atingem as pessoas ao nosso redor, portanto fomentar pensamentos saudáveis, possuir imagem agradável, não só nos influencia intrinsicamente, como atinge a todos que nos cercam (casa, trabalho, diversão).  

Às vezes divagamos em como poderíamos buscar atitudes positivas, mas penso que a resposta é bem mais simples, pois podemos adotar ações positivas nas pequenas coisas do dia a dia, não precisamos ir longe para realizar essas ações positivas, sinto que quando brinco com meus filhos, quando converso "fiado" com meus amigos, quando escuto (com ouvidos de quem quer ouvir) um colega, estou fazendo a roda da positividade girar.

Observem que nos dias de hoje, desde o momento em que lemos as notícias do jornal ou ligamos a TV somos bombardeados de informações negativas, que começam a minar nossa vontade de ter um dia positivo.

Vamos fazer um exercício hoje, vamos contar quantas informações negativas  nós escutamos nos Jornais falados e escritos e quantas informações positivas ...

A mídia faz o papel dela, que é informar o que ocorre no mundo, mas será que é só noticia ruim que ocorre no mundo ou é a noticia ruim a que vende mais?  E se for a notícia negativa que vende mais ou é a mais acessada pela população, não há um toque de morbinez de nós seres humanos.

Não estou dizendo que devemos ficar fora do contexto informativo mundial e nem que devemos viver num mundo cor-de-rosa afastado (escondido) da realidade que nos cerca, pois é nessa dialética - do positivo e do negativo que enriquecemos as nossas vidas.

Contudo enxergar somente o negativo ou somente o positivo também não é atitude saudável, temos que estabelecer prazo limite para isso e quando alcançarmos esse limite, dizer em alto e bom som "Chega por hoje..". 

PS: Começaram alguns efeitos da quimio, como dor de cabeça e nausea, mas estou bem ... Logo passa, como diria  Teresa Fernandes" !!!
   

Um comentário:

  1. Carla...estou encantada com seus textos, sua coragem , sua positividade ,sua forma de ver o lado bom das coisas nem tão boas assim,você está sendo um grande exemplo de coragem, continue assim este é o caminho. Adorei a história do lenço. Força. Abraços
    Nilza

    ResponderExcluir