Translate

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Reminiscências ...


 

                                 


  • De acordo com dicionário da Língua Portuguesa -  Reminiscência é:

1- Do latim reminiscentia - recordação
2- Recordação que se guarda de modo inconsciente
3- Capacidade de guardar e reconstituir idéias, conhecimentos, impressões adquiridos anteriormente, memória.
4- Na Filosofia, a teoria da reminiscência é forma mítica do racionalismo, em Platão (filósofo grego, 428-348 a.C.), segundo a qual todo o poder de conhecer a verdade é a recordação de um estado antigo em que, vivendo com os deuses, se possuía uma visão directa e imediata das idéias. 



Em assim sendo, vamos lá ...

Como foi dito no primeiro posto deste blog "Recidiva" - tive câncer de estômago em 2005, que à época foi perfeitamente ressecável. Entre o diagnóstico e a operação foram 33 dias.

 
Complicações adviram da cirurgia de retirada total do estômago e baço, como a intercorrência de fístula que levou líquido para meus pulmões, contaminnado-os com pus e quase me levou a óbito, tendo sido necessário nova cirurgia, desta feita para limpar os pulmões ... posteriormente embolias ...

 
Superação...
Enfim, restou-me passar um total de 44 dias na UTI - dos quais 15 dias inconsciente e após os 44 dias, fiquei 30 dias no quarto de regime de semi-UTI no Hospital São Mateus. 

 
Vida nova ...

 
Reaprender a andar, pois o corpo inerte na cama do hospital, deforma-se pela falta de uso dos músculos e a ausência dessa tonicidade não sustentava mais as minhas pernas ...
Reaprender a comer, agora não havia mais o receptáculo do estômago, para receber a quantidade de comida, tive que aprender a quantificar o quanto conseguiria ingerir sem vomitar ... (Até hoje erro, pois a gula é grande, rsrs)
Próximo passo, sair da UTI e hospital e entender as limitações e respeita-las como regras para bem viver.
Passado superado ...

Estava feliz, emagreci 47 kilos ... 
 
Auto estima renovada, conseguia cruzar as pernas, comecei a usar roupas com formas, mas principalmente tinha energia para brincar com meus meninos.
   
Impossível não colher ensinamento das experiências da vida: a quase morte, a depedência total de outras pessoas, deixo ser a pessoa "Carla", cidadã brasileira, casada, mãe de Túlio e Tiago, Delegada de Polícia, flamenguista e passo a ser  " a paciente Carla"

 
Olhar ... Divagar ... Pensar ... Escrever ...

 
Da outra epóca - 2005, eu não publiquei em blog meus pensamentos, apenas escrevia-os e guardava-os, num arquivo em meu computador.

 
Desde que comecei a escrever aqui, refleti que seria plausível expor a vocês também esse momento anterior.  

 
Assim decido me expor ...
Vamos lá ...
Tô aqui pra isso mesmo...

 
Agora, meus amigos, aguentem ... (rsrsrsrsrs ...)

 
A diferença é que eu só conseguia escrever em verso e/ou prosa. ( Loucura, né? )

 
Escolhi apenas algumas que abaixo transcrevo, as três primeiras retiradas da minha experiência enquanto paciente da UTI - do despertar da cirurgia, às visitas e rotinas ... 

 

 
AONDE ESTOU?

 
Desconheço a data exata, somente sei o momento.
Abri os olhos e descobri que estava há 15 dias dormindo insconsciente, totalmente sedada..
O que havia acontecido comigo? Por que daqueles tubos? Aonde estou? E os meus filhos? E os meus pais? Antonio, cadê você?
Apago novamente.
Não sei quando estou sonhando ou quando é realidade.
Tudo parece assustadoramente real!!
Por que iso foi acontecer comigo? Logo eu? O que VOCÊ quer?
Silêncio! Silêncio! Silêncio!
Apenas o barulho dos aparelhos funcionando.
Bip ...Bip ... Bip...
Será que vou morrer?
Apago novamente.
Por que as enfermeiras me viram? Por que fazem curativos nas minhas costas, se a operação foi no abdomên?!!!!
Estou tão fraca.
Quero perguntar, mas tem algo em minha garganta. O que é isso?
Pai!! Mãe!!! Me tirem daqui!!!
Durmo.
Já tem alguns rostos que me são familiar.
Aquela enfermeira é a que tem problemas com a irmã, o outra está com muitas dívidas, aquele está insatisfeito com o hospital ...
Enquanto me limpam da sujeira corpórea, vomitam seus problemas sobre mim.
Bip ... Bip ... Bip ...
Que horas são? É noite? Está chovendo? Que dia é hoje? Quem é você?
Luz que não se apaga ..  
Desliguem-a, por Deus !!!
Preciso ter calma.
Estou tão só.
O desepero me destabiliza.
Quero rezar, mas não consigo.
Tal qual criança birrenta, estou chateada com Ele ..,
E preciso Dele deseperadamente...
Até quando vou suportar???
Por que eu ???

 

 
VISITAS !!!!

 
Hora de Visitas !!!
Momento esperado.
Suporto até o "banho de gato" frio, pois sei que após terei como brinde: visitas...
Aguardo com ansiedade e sofreguidão, um misto de sensações...
Quanta felicidade!!!
Rostos conhecidos, feições familiares, histórias em comum.
Não estou só...
Mãe, Pai, Marido, Irmãos, Tios ...
Quero lhes falar, mas não consigo.
Tem um cano em minha boca !!!
Quero lhes dizer que estou bem, que estou com saudades, que é tão bom vê-los, que tenho tanto medo...
Não consigo.
Tem um cano em minha boca - traqueostomia.
Me apontam um papel e uma caneta.
Tento escrever, mas sai ilegível.
Os sedativos me impedem.
Dane-se...
Estou feliz com a presença de vocês.
Cadê meus filhos? Estão bem? Por que não veem me visitar? Entendem minha ausência? Se lembram de mim?
Tolices ou não
Quero vê-los.
Quanta saudade!!!
Fim da visita.
Despedidas.
Pensamentos soturnos
Estarei viva até a próxima ...
Quero sair !!!!
Me tirem daqui !!! 

 

 
ROTINA

 
Estou consciente..
Identifico a rotina da UTI
Solidão, "banho de gato", remédios, visitas, remédios, remédios, remédios, solidão, solidão...
Quero escovar os dentes..
Os dentessss .... pelo amor de Deus!!!
Ninguém me entende.
Tirem esse gosto amargo  da minha boca!!!

 
Tentando interagir com o ambiente
Como forma de sobreviver
E encontrar na rotina, um caminho para plainar.
Já começo a gostar dos desabafos entre as enfermeiras durante o meu banho e curativo.
São como novelas - problemas com marido, filhos, emprego, dinheiro ...
Cada dia tem um capítulo difierente.
Com os mesmos personagens
Para manter-me antenada, participo mentalmente de maneira ativa.
Dou opiniões, faço ponderações...
Estou de volta ao mundo real
Tem até cenas dos próximos capítulos.
Quando encerram a conversa longe de mim.
A curiosidade me toma, pois fico sem saber do fim.
Será que estou ficando louca.
até aqui quero resolver o problema de outros...


No intuito de entender bem presente, preciso escancarar meu passado
E assim encerro o post de hoje... 
  
  

 
  

2 comentários:

  1. Estou amando ler suas postagens e cada vez mais a admiro como ser humano ... que pessoa mais especial que vc é Carla ... uma verdadeira guerreira ... houve momentos em que lia seus post e sentia a garganta embargada e os olhos cheios de lágrimas ao saber tudo que vc passou da primeira vez ... e senti vergonha de mim pelo fato de as vezes ficar aborrecida com coisas tão pequenas ... conte comigo sempre, sempre !!!

    ResponderExcluir
  2. Deus tem uma resposta Hebreus 13:5

    Você diz: "Isso é impossível"
    Deus diz: "Tudo é possível" (Lucas 18:27)

    Você diz: "Não tenho condições"
    Deus diz: "Minha graça é suficiente" (II. Corintos 12:9)

    Você diz: "Não vejo saída"
    Deus diz: "Eu guiarei teus passos" (Provérbios 3:5-6)

    Você diz: "Estou angustiado"
    Deus diz: "Eu te livrarei da angustia" (Salmos 90:15)

    Você diz: "Não vou conseguir"
    Deus diz: "Eu suprirei todas as suas necessidades" (Filipenses 4:19)

    Você diz: "Estou com medo"
    Deus diz: "Eu não te dei um espírito de medo" (II. Timóteo 1:7)

    Você diz: "Não tenho fé"
    Deus diz: "Eu dei a cada um uma medida de fé" (Romanos 12:3)

    Você diz: "Eu me sinto só e desamparado"
    Deus diz: "Eu nunca te deixarei nem desampararei"

    Carla, nós estamos juntas caminhando para a cura e restabelecimento da sua saúde. Amor e Fé, bjos Tia Rita

    ResponderExcluir