Translate

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Família (parte1)







Família é um núcleo de convivência unida por laços afetivos que costuma compartilhar o mesmo teto.

É o ambiente mais apropriado para maravilhosa experiência do amor ...

Em meu núcleo familiar “principal” somos em quatro: eu, Antonio, Tulio e Tiago, mas esse núcleo se estende a meus pais (Joaquim e Eloysa)  e irmãos (Guilherme, minha cunhada Alcedina e sobrinho Bruno, meu irmão Victor e cunhada Juliana).

Todos nós, acreditem, moramos no mesmo prédio, mas em andares diferentes.

Quando conto a amigos que moro no mesmo prédio que meus pais e irmãos, alguns me olham assustados, horrorizados, outros sorriem com uma “invejinha” boa.

Cada qual, analisa os prós e contras baseado na experiência de vida familiar de cada um. Se a experiência foi ruim, feição feia, se foi boa, feição feliz?!

Não sei se foi coincidência, o acaso, a soma de fatores ou o universo conspirando, sei lá, só sei que quando fiquei grávida do meu primeiro filho, há 11 anos atrás, começamos a migrar para o mesmo local.

Inicialmente, veio meu irmão Guilherme e cunhada Alcedina que já haviam adquirido um apartamento ainda na planta .Depois eu vendi o apartamento pequeno que morava e comprei outro no mesmo prédio que meu irmão, mas no andar abaixo ao dele.

Com o nascimento do neto, meus pais não aguentaram, venderam a casa no Boa Esperança e se mudaram para cá ...

Ah, e por fim minha tia, prima e avó também se mudaram para outro apartamento neste  prédio. 

Não somos a família Buscapé ... ou A Grande Família ....

Não o tempo todo... rsrsrsrssr

Há intromissões, mas tudo contornável com limite de bem viver.

Os benefícios são extraordinários, em especial para meus filhos, que tem contato direto com os avós, enriquecendo o seu aprendizado com as experiências, oportunizando a convivência com valores e conduta de pessoas de mais idade, tão pouco valorizado no mundo atual.

Os avós são pais com açúcar ... (dito popular) 

Mas que não deixemos ficar melado demais, né???

Nós nos ajudamos uns aos outros ...

E se às vezes existe atrito nessa relação, é somente pelo excesso de amor...

O que para mim é irrelevante, pois se existe excesso no amor, um bom papo resolve a demanda.

Neste post, além de ter falar sobre família, vou falar um pouco sobre o meu pai e no próximo revelarei a minha mãe, que já citada em post anterior ...

Começamos com ele – Seo “Joca”.

Quem o conhece não o esquece jamais.

Há muitos anos já colocou o chapéu violeta na cabeça e saiu na rua – (falando de maneira figurada, é claro) ou seja, ele não se importa mais com as coisas ou opiniões mundanas.

Se tiver que emitir opinião, a pessoa pedindo ou não, ouvirá o que ele pensa, “duela a quem duela” (frase plágio do Collor), mas  esse ato de sincericídio nunca faz para ferir, magoar ou se aproveitar de alguém, diz no intuito de ajudar ...     

Ele é uma pessoa que não mede esforços em ajudar outras pessoas, ajuda do porteiro ao morador do prédio.

As vezes incompreendido, por alguns e por mim mesmo, quando no afã de querer ajudar, ultrapassa a linha imaginária do bem conviver.

Quando qualquer dos filhos, mãe e irmãos precisam de algo, é a ele que nos socorremos, pois sabemos que ele irá resolver ou ajudar a solucionar o problema.  
Se preciso for, corre pra cobrar escanteio, vai pra pequena área, cabeceia ... e marca GOOOOLLLLL !!!!!

Tudo ao mesmo tempo ...

Passional, amoroso, se finge de durão, para não se entregar demais e os outros abusarem do seu espírito cooperativo.

Sei que tem feito, esforço hercúleo para obedecer a linha (limite) imaginária do bem viver comigo, em especial por causa da doença, quando quer se "intrometer" na forma como devo agir, alimentar-me direito, descansar e tudo mais ... sempre me superprotegendo... coisas de pai!!!
E sou lhe grata por esse empenho em respeitar meus limites !!!!

Não gostaria de estar em sua pele, com uma filha com diagnóstico de câncer!!! Não sei se suportaria ...

Por isso, meu amado pai, transcrevo uma parte da canção do Fábio Jr, que em minha adolescência cantava pensando em você, mas que hoje, só essas estrofes canto pra você:

“Pai,

Senta aqui que o jantar tá na mesa

Fala um pouco, a tua voz tá tão presa

Me ensina esse jogo da vida

Onde a vida só paga pra ver...

Pai,

Eu cresci e não houve outro jeito
Quero só recostar no teu peito

E pedir pra você ir lá em casa

E brincar de vovô com meu filho

No tapete da sala de estar

Pai,

Você foi meu herói,  - (nunca meu bandido)

Hoje é muito mais que um amigo

Nem você, nem ninguém tá sozinho.

Você faz parte desse caminho.

                                      Que hoje eu sigo em Paz ..

Pai !!! 

 


4 comentários:

  1. Amadinha, todos os dias acordo e venho ler o seu diário de bordo.Uma dose de emoção em todos os sentidos. Pelo texto, pelo momento, pela descoberta de um pedaço oculto dentro de você que explode para fora e nos surpreende com tanta habilidade de expor a essência de sentimentos guardados para si ou para poucos, agora compartilhados em rede. Minha guerreira, essa batalha será vencida com a graça de Deus e você vai continuar nos presenteando com seus textos e sua capacidade de emocionar. Te amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tia Bety, essa descoberta está sendo maravilhosa em minha vida ... Me faz um bem mto grande e vc tem participação nisso. Te amo muito.

      Carla

      Excluir
  2. ele é sensacional!!!
    agradeço muito por ter tido a oportunidade de conhecer o Tio Joaquim... e melhor ainda, ter sido escolhida a dedo por ele (afinal ele adoraaa implicar comigo, o que deixa mais do que claro que me adora!)

    cada dia um post melhor Carla!!!
    bjoss

    ResponderExcluir
  3. Carla, voce sempre conseguiu se expressar bem demais nas nossas reuniões familiares e agora então.....cada dia me emociona de um jeito maravilhoso......sei que muitos primos e amigos sentem a mesma coisa, só ainda não deixaram a timidez de lado para postarem seus sentimentos por aqui.....comentam muito sobre o blog comigo! Alguns ainda não sabem como postar...normal...
    Conheço cada uma dessas suas vivências e curto demais tudo que escreve, porque faz parte da minha vida! Vamos juntas vencer muitas batalhas ainda e curtir muitos bons momentos, sempre com a presença da nossa Mãe, Nossa Senhora. Bjos Tia Rita

    ResponderExcluir