Translate

quinta-feira, 8 de março de 2012

"Aprender com as primaveras ..."



“Aprendi com as primaveras a me deixar cortar para poder voltar inteira.” Cecília Meirelles





Desde pequena sempre fui fascinada por livros ou contos policiais.



Devorava livros de Agatha Christie e até hoje a primeira manchete que leio quando abro os jornais e revistas são as matérias policiais.



Venho de uma família que não tem tradição profissional na área policial, sendo a maioria profissionais da educação, economistas, bancários, administradores.



Assim, imaginem a surpresa de todos quando eu optei em ser delegada de polícia e sendo ainda mulher.



Penso que o receio de todos não poderia ser diferente, a violência ronda o nosso mundo e ver o nosso  filho, neto e irmão, próximo a essa violência gera medo e conflitos.



Enfim, fiz Concurso Público em 1994, recém-saída da Universidade, mas só tomei posse como Delegada de Polícia em 1998, porque o Governo do Estado não tinha dinheiro para pagar a UFMT, que havia realizado o concurso. 



Até a chamada para posse, eu dava aulas de Inglês no CCAA (noite) e trabalhava na Assessoria Jurídica da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (efetiva/concursada)



Nunca me arrependi de minha opção profissional, por mais obstáculos e contratempos que já tenha passado.



Nesses quase 14 anos, encontrei pessoas maravilhosas e dignas de muito respeito, sonhadoras e idealistas iguais a mim, que amam ser policial.



O que pesa nessa profissão é o preconceito arraigado no imaginário popular acerca do serviço policial. Somos as “Genis” do mundo, igual a música do Chico Buarque ...



Mas não é verdade que como em toda profissão existem os bons e os maus profissionais, daí não é justo generalizar, né?


Uma vez fui a uma consulta médica e ao ser indagada pelo médico acerca da minha profissão, enchi a boca é disse:

-“Sou delegada de polícia!!””

Ele quase deu um pulo pra trás – meio querendo fazer gracinha e me indagou:  “ A senhora é mulher e fica lidando com bandido diariamente?”



Parei, respirei fundo ... Olhei-o com paciência e disse de pronto e com muita educação: “ Doutor, todas as profissões tem seu lado perigoso/negativo, veja a sua,  o senhor não só lida com doenças, mas com pessoas doentes, né ?”


Ele começou a rir e concordou que devemos buscar enxergar o lado positivo do que fazemos.



Eu nunca tive essa visão negativa de minha profissão.

E sempre a enxerguei de forma positiva, digo as pessoas que - sim lido com bandidos - mas o que me motiva é atender às pessoas - vítimas desses marginais !!! 



Nas Delegacias de Polícia que já trabalhei sempre procurei de alguma maneira minimizar a dor daqueles que lá procuram assistência, perdidos em meio ao conflito vivenciado. Dava-lhes atenção e respeito, por serem pessoas que foram até lá para relatar as suas perdas  sejam elas: patrimoniais, emocionais e morais.

Essa sempre foi minha motivação!!!


Agora, vamos convir que o que atravanca e entristece são os obstáculos administrativos que o Governo oferece para atender a uma demanda de serviço que aumenta assustadoramente. (disso falarei em outro post ..rsrsrs)   

Voltamos a este !!!

Quero lhes falar um pouco sobre conhecer a nós mesmos.
 

Nós dedicamos pouco tempo de nossa vida diária para nos conhecermos melhor.



Muitas vezes por fuga (igual avestruz) adiamos decisões importantes e fingimos que não enxergamos o problema.



Entendo, como Sócrates que devemos inicialmente conhecer a nós mesmos:



Podemos, assim tal qual a foto acima postada, nos olhar no espelho e nos indagar, qual figura de fato nós nos enxergarmos:



Somos o gatinho ou somos o leão? Somos os dois, ao mesmo tempo? Transparecemos ser um, enquanto que na verdade somos o outro?



Um exercício prático que encontrei num site da internet, pode nos ajudar a nos conhecer melhor.



Vamos lá: Olhando fixo na imagem refletida no espelho, sem nos preocupar com pequenos detalhes como: as rugas, cabelos brancos ... (rsrsr), mas olhar para dentro de nós mesmos (isso não é um exercício fácil), indagamos:





ü Gosto do que faço?

ü Minha família está ao meu lado?

ü Estou motivada?

ü O que faço está produzindo resultados satisfatórios?

ü Quais são meus pontos fracos e o que posso fazer para supera-los?

ü  Eu preciso agradar a todos ?

ü Por que me levanto todos os dias ?

ü É isso que quero da vida ?

ü É isso que gostaria de fazer até o fim ?

ü Quais são minhas opções?

  

Eu já fiz essa reflexão e digo a vocês, o que conclui:


Não me arrependo da profissão escolhida, dos anos dedicados a ela.
 

O trabalho policial me motivou a me tornar uma pessoa melhor e a estar atenta a vida das pessoas a meu redor.

Quando me via em situação de particular de conflito, lembrava-me de uma ou mais das histórias ouvidas nas delegacias que já trabalhei, a citar: Delegacia de  Entorpecentes, Delegacia da Mulher, Delegacia do Adolescente e Delegacia de Defesa da Criança e do Adolescente.



Passava pelo menos 08 horas diárias, ouvindo relatos verdadeiros, não sendo obras de nenhum livro de ficção. E constatava nos depoimentos doloridos das vítimas,  testemunhas e por que não dizer dos próprios suspeitos, as dificuldades, os obstáculos, a luta diária para sobreviver neste mundo “aparentemente” nem tão justo.



 E que a despeito de tudo isso, sentia a força interna que os movia na luta pela JUSTIÇA, acreditando ser ali, naquela sala mal arejada, pequena e cheia de papéis e deficiências administrativas que encontrariam essa Justiça usurpada por alguém.



Essa crença davam-lhes força motriz para superar os “tombos da vida” e eles se empenhavam para não deixar “ o nível da água passar acima do pescoço ...”



É incalculável o aprendizado !!!



Se pequei, errei ou equivoquei, não sei o termo exato, no exercício da minha profissão, foi como bem confesso no post  “Mea maxima culpa... “  pelo excesso de “estresse positivo” a qual me viciei ...

Agora é a minha hora, de acertar os ponteiros e rever os caminhos já traçados e os que estão aí a surgir.    

Desejo hoje, dia 08 de março – “Dia Internacional da Mulher”, à todas as mulheres do mundo, um dia especial para reflexão dos caminhos já trilhados, das conquistas já realizadas e das decisões a serem tomadas!!



“Siga seus instintos. E aí que a verdadeira sabedoria se distingue?”            Oprah Winfrey




3 comentários:

  1. SEMPRE LINDO SEUS TEXTOS!!! PARABÉNS. APRENDI A TE ADMIRAR BASTANTE, E ESTOU IN LOVE PELO SEU BLOG. DEUS NUNCA NOS DÁ UMA CRUZ QUE NÃO POSSAMOS CARREGAR, VC É CORAJOSA, UM EXEMPLO DE VIDA PRA MUITA GENTE LA FORA.
    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Renata!!! É sempre bom ouvir incentivos ... Eles ajudam o combustível da alma. Abraço

    ResponderExcluir
  3. A sua experiencia de vida serve de exemplo para muitas pessoas,pelo menos para mim serve como um combustível para que eu possa continuar no caminho para realizar o meu sonho!
    Seu Blog esta cada vez mais lindo,e esse post foi um dos meu favoritos.
    To adorando saber essa parte da sua historia!
    Beijos
    Amo-te

    ResponderExcluir