Translate

terça-feira, 6 de março de 2012

Aos meus amigos ...







"Dos amores humanos, o menos egoísta, o mais puro e desinteressado é o amor da amizade”. Cicero







No relacionamento diário conhecemos muitas pessoas e temos afinidades com tantas outras, mas amigo verdadeiro  se diferencia, por ser aquela pessoa por quem torcemos, vibramos e sofremos junto.





 Essa pessoa está presente nos bons e maus momentos da vida.





Talvez pelo meu jeito meio introvertido de ser, aliado ao circulo familiar muito intenso, não fiz milhares de amigos, porém os que possuo são queridos e bons amigos.





A  amizade é parecida com o amor, nasce de forma espontânea e é baseada na afinidade muito grande com alguém, se funda no carinho, ternura, compreensão, na troca e na ajuda.





Ela independe de idade, dinheiro e de posição social.





Quantos amigos verdadeiros trouxemos da nossa infância e juventude e que a despeito dos anos que já se passaram, estão aqui  sempre prontos a ajudar.





Recebi uma mensagem de uma grande amiga chamada Helen Farias,  que logo que   soube que o câncer havia voltado, me ligou e ficamos a conversar sobre muitas coisas, colocando as notícias  em dia.



 Se prontificou a vir me visitar, a ir nas sessões de quimio, a comprar picolé (pois nos dias após a quimio, só alimento gelado, natural dá para provar), enfim ofereceu tudo o  que fosse necessário para ajudar...





Um dos motivos que me cativou naquela ligação foi imediatamente ao telefonema, ela ter postado  no FB o seguinte, uma frase singela e completa : “ “Amigo é igual estrela, às vezes não a enxergamos, mas sabemos que ela está lá brilhando por nós..”





E penso que é isso mesmo.   





Tenho amizades de longa data  - de mais de 20 anos  e similar ao pensamento de  William Shakespeare acredito que as  verdadeiras  amizades continuam a crescer mesmo a longa distância.





Tenho também amigos novos que somado aos antigos amigos vem nesse momento difícil e especial de minha vida, oferecer-me carinho, compreensão e amor.





Sou grata e abençoada por todo esse amor/amigo que venho recebendo, e mais, a amizades transpõem igualmente aos meus familiares, que por sua vez recebem dos seus  respectivos amigos todo apoio moral, afetivo e espiritual.





Tornando-se uma grande rede e corrente de amizade e bem querer.





Uns sustentando os outros.





Nesse momento, me vem a lembrança de um livro lido por mim na adolescência e  que maneira displicente e sem maturidade não dei o devido valor a época e só agora adulta, lendo-o  com meus filhos, na parte em que o pequeno príncipe se depara com a raposa, revi  o significado da palavra cativar, criar laços e amizades





O livro é “O Pequeno Principe” de Antoine de Saint Exupery e a passagem é aquela que fala sobre a importância e a responsabilidade da amizade, que aqui transcrevo.

"Ao ouvir o pedido de menino para  brincar com ele, a raposa lhe diz de pronto:


- “ Eu não posso brincar contigo.”

- “ Não me cativastes ainda.”




 E o menino que não conhecia o significado da palavra cativar, logo pediu a definição. Que foi explicado pela raposa como:





“- Cativar significa  criar laços.

” - E acrescenta:”

 “ -Sim, tu não és ainda para mim senão um garoto interessante igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu também não tens necessidade mim. Mas se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo ...   



”-  Mas tu não deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.





O prazer e a satisfação de ver, rever, encontrar e reencontrar um amigo está contido também em outra passagem dessa mesma “estória”, quando a  raposa diz sobre a amizade:

 “ Se tu vens, por exemplo as quatro da tarde, desde as três, eu começarei a ser feliz..”

  
 

Assim meus amigos antigos e novos, sou imensamente grata a vocês, pelo apoio,  pelas mensagens, orações, posts, telefonemas, visitas, orações, sugestões de remédios caseiros, reza e etc... que venho recebendo.



“Que Deus lhes dêem em dobro.”
































Um comentário:

  1. EH! Carlinha, como sempre me emocionando... AMigos para mim são laços etrnos e tento estar sempre diponível para eles... FAzer amizade é muito bom, é meravilhoso, porém é muito fácil.. o difícil é conserva-los, conserva-los com qualkiddade. De um modo que você o encontre e pense que foi ontem a última vez que nos vimos... e conosco é exatamente assim... passamos até anos sem nos ver.. porém nosso amor é tto que sempre parece que foi ontem o nosso último encontro...
    Saiba que pode contar sempre comigo... Você é mara e estar ao seu lado me da uma energia danada...
    Beijos e obrigada pelo carinho...
    Te amo...

    ResponderExcluir