Translate

terça-feira, 13 de março de 2012

Vovó Jamila - Senhora Generosidade






Ontem a minha avó - Jamila Herani Alves completou 87 anos de vida ...


Uma benção para ela e para todos nós que temos o privilégio de conviver com esse ser especial.


Nascida no Baú em Cuiabá, numa época distante e de dificuldades mil, filha da junção matrimonial de um imigrante libanês com uma autêntica filha de Rosário Oeste ...


Viveu a infância, mergulhando no Barbado, trepando nas mangueiras e goiabeiras e cuidando dos seus outros 08 irmãos.



Lembro-me quando criança, ouvi-la  extasiada a me contar com doçura e prazer as peripécias de sua infância e juventude.



Descrevia-me que para fugir das traquinagens de seus irmãos menores, subia até o ponto mais alto da mangueira e lá estudava a tabuada.



Até hoje se inqueri-la acerca dos afluentes da margem esquerda e direita do Rio Amazonas, ela declina “cantado” e "de cor e salteado".



E digo “cantado” mesmo, pois ela é da época em que “ponto” escolar se aprendia cantando.

  

Essas recordações de infância sadia e alegre, lhe permitem hoje como um “bônus” divino a viver, ora mesclando sua  memória entre o ontem e o agora.


Cultivou flores, mas seu caminho foi árduo e pesado.



Aos 18 anos casou-se com comerciante português e foi morar pelo Brasil.

  

Labuta diária nas lojas e comércio de meu avô, cuidava dos filhos e da casa.

  

Figura mignon – 1,48 cm, mas de energia inquestionável...

  

Em cada paragem, um filho ...



Tudo ia em um ritmo ... quando a vida lhe desafiou e aos 33 anos de idade ficou viúva.



Assim, com 06 filhos pequenos, de idade entre 02 e 14 anos, DECIDIU vender as lojas no Paraná e voltou para Cuiabá, qual filha pródiga a sua terra natal.  


De espírito empreendedor não aceitou viver de rendas ou buscar um novo amor.



Arriscou-se novamente, desta feita com algo inédito – venda de produtos de beleza de casa em casa.



E se tornou a 1º revendedora Avon de Mato Grosso, na época em que o nosso Mato Grosso era quase um país.



Destemida, assumiu as rédeas de sua vida e nunca deixou nenhum dos seus filhos ou familiares passar por necessidades.



Da importância dos estudos e de ter conhecimento, conseguiu que todos os 06 filhos concluíssem o curso superior ...


Não foi fácil ...


Idas e vindas ...


Planos de governo ...


Trapaças comerciais ...


Os tempos eram outros.



E vovó foi vivendo ...



De arrependimento, diz ter querido aprender a dirigir carro ... teria sido mais fácil subir as ladeiras da Generoso Ponce e Getúlio Vargas com tantas sacolas nas mãos !!!



De saúde invejável, tirando os problemas das “juntas/ossos”, afinal carregava sacolas e sacolas de produtos “Avon”, coloca muitos de nós no bolso ...


Mas o seu "Hardware" – memória está lotado de recordações e vivências e por vezes se confunde e me diz  chateada: “Carla, agora dei para esquecer as coisas !!!”


Eu sorrio e a abraço da mesma forma que outrora, quando ela me beijava ao me sentir desprotegida e lhe digo: “ “Vozinha, já já a senhora se lembra ...”

Ontem, quando seus filhos, netos e bisnetos lhe cantavam os parabéns, seus olhos se cruzaram aos meus e nesse instante de plenitude e interação ela me olhou firme e sorriu.


Depois, quando a torta estava sendo distribuída aos convidados, vovó me chamou e disse baixinho:


 “Carla, no momento de soprar a velinha Eu Pedi por sua Saúde e Vida!!!!” 


Essa é a minha avó-madrinha JAMILA ou podemos chamá-la  de "Generosidade",  "Abnegação" , "Dedicação"...













Um comentário: