Translate

quinta-feira, 1 de março de 2012

"Vão-se os cabelos, ficam os anéis ..."






Com a vênia do criador do ditado popular “Vão se os anéis, ficam os dedos" que ouço desde criança, fiz uma pequena substituição "Vão-se os cabelos, ficam os dedos ...", mas o sentido é o mesmo.

Pois é, minha gente!!!

Muitos dos meus amigos do Facebook já viram as fotos postadas desde ontem a noite, quando finalmente consegui ter coragem e cortar (raspar) os cabelos que teimavam em cair, sem dó nem piedade ...

São os efeitos da quimioterapia  ...

E como foi difícil, decidir raspa-los !!!!

Passei dois dias inteiros, “ruminando” internamente sobre o apego e a vaidade ...

De maneira equivocada, achava que a queda dos cabelos não me afetaria muito, tanto é que quando meu oncologista clínico, o Dr. Fernando me indagou na primeira consulta, depois de uma saraivada de perguntas minhas acerca do câncer, “se eu não faria a pergunta que todas as mulheres fazem “Doutor:  O meu cabelo vai cair?” .

Sorri, despreocupada e lhe disse; “Doutor, já passei por tantas coisas, que a queda do cabelo não é minha preocupação principal.”

De fato, não é!!!

A cura sim !!!!

Mas a vida meus amigos, está aí para nos ensinar, seja no amor na dor, que a teoria as vezes difere da prática, assim numa a linguagem mais explicita “mordi  a língua”.

Foi necessário um esforço interno muito grande, para entender que a minha escusa em raspar o cabelo (que depois de 15 dias da 1ª sessão de quimioterapia insistia em cair), era na verdade uma “negação”  ao câncer, pois quando eu raspasse o cabelo, estaria me  expondo ao mundo, indicando que estou  - ainda que provisoriamente - acometida de uma doença que pode ser fatal ...

Depois que decifrei esse sentimento, consegui dominá-lo e romper com o meu próprio preconceito !!!

 Sou humana, falível e estou sempre pronta para aprender...

E a vida me deu mais uma deliciosa lição...

A vaidade com certeza também tem sua parcela de contribuição nessa história.

E por falar em história, o cabelo vem ao longo do tempo sendo  símbolo de força e poder, virilidade, sedução e vaidade.

Na antiguidade, cabelos longos e soltos eram símbolo de liberdade e nobreza entre os homens.

Na mitologia grega e hindu, as divindades mais terríveis sempre foram representadas com cabelos enormes e despenteados.

Na Idade Média, para as mulheres, não cortar os cabelos era uma demonstração de castidade.

No Tibete e na Índia, os monges cortam os cabelos em sinal de devoção e humildade.

O ato de cortar o cabelo e sacrifica-los significa frequentemente uma renúncia e um renascer ...

Assim, entendi que a batalha interna que travava era na verdade, o inconsciente coletivo junto com a vaidade fazendo sua parte nesse meu viver ...

Decidi então corta-los como forma de renascer, e convidei os meus parceiros de batalha mais próximos Antonio Carlos (marido), Túlio e Tiago (filhos) ...

Que se prontificaram em me ajudar ...

Do olhar das crianças, captei inicialmente receio e dor, mas logo passou, quando eu assumi diante delas uma postura de desafio e alegria !!!!

Entraram na farra!!!

Liguei o som em volume bem alto ...

Coloquei  a música “ I Will Survive “ (Eu sobrevivirei ..”)  cantada por Gloria Gaynor.

Sentei numa cadeira na sacada do meu apartamento  e peguei a tesoura e dei o primeiro corte ...

Passei a tesoura para Túlio, Tiago e Antonio ...

E pouco a pouco, o cabelo – que nunca foi lá essas coisas  (rsrsrs) e vivia sob a escravidão da chapinha, foi caindo  e caindo ...

E eu fui sentindo que eram apenas “cabelos”  e que eles iriam crescer novamente ...

Ao final para minha surpresa, Antonio sentou-se na mesma cadeira e disse que era para cortar os cabelos dele também...

A emoção desse ato de amor e solidariedade, tocou-me a alma !!!

Agora, estamos ambos carecas !!!  

Procurei ver o lado bom nas coisas ruins.

E tenho feito isso, desde o diagnóstico e início do tratamento ...

Em qualquer leitura sob os efeitos do bom humor no dia a dia das pessoas e principalmente naquelas doentes, se constata os benefícios do bom humor na saúde .

“Um individuo bem-humorado sofre menos,  porque produz mais endorfina, um hormônio que relaxa e melhora a eficácia das defesas do organismo, a circulação...” 

A prática desenvolvida por  Patch Adams  e os “doutores da alegria” é prova cabal da eficácia da alegria e bom humor em pacientes.

Dessa forma, elegi o bom humor, a esperança, o pensamento positivo  como armas no combate ao câncer.
E bola pra frente ...

PS: Decidi postar uma foto minha e do Antonio ...

  

5 comentários:

  1. Minha querida,estou há algum tempo te olhando...o seu sorriso, a sua força, o amor na atitude do seu companheiro,o significado de cada uma de suas palavras...muita emoção aqui distante, querendo estar mais pertinho. Você está linda, por fora e por dentro. Ainda vamos escrever várias histórias e memórias desses momentos tão marcantes e que vão "asfaltar" o seu caminho pela VIDA, fazendo significar aquilo que realmente é essencial. Te amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida tia Bety,

      Confesso que as vezes, qdo. leio o que escrevi, me surpreendo com as emoções ali contidas e descritas. A vida realmente é uma "caixinha de surpresas". Te amo muito e gostaria que estivesse aqui!!! Mas logo nos veremos ... bjs

      Excluir
  2. Lindo , ufa como choreiii ! Uma pessoa iluminada e cheia de fé. Mtas emoçoes contidas nessas palavras ai descritas. Aprendo mto e aprendi mto com a senhora, um exemplo de MULHER .

    ResponderExcluir
  3. Ficou linda demais, os dois ficaram e digo mais, quando seu cabelo crescer, renascer.....deixe como ele era, sem escova, sem chapinha.....vamos fazer mais essa experiência e ver, com os olhos de hoje, como realmente ele é.....acho que vamos nos surpreender com tudo de bom que virá de todo esse processo!Te amamos, bjos, Tia Rita!!!!

    ResponderExcluir
  4. Hoje estava falando com a Bel sobre sua força, sua coragem e como você transmite coisas boas para mim... Alias vc me fortalece.. e qdo vou a vc, é mais para me fortalecer... hehehehhe... Te amo minha amiga e estou com vc em tudo que precisar...
    Ela me falou... Nossa como a Carla ficou linda com este novo visu... Esta parecendo uma mulher de outro Pais, uma artista.. Você é linda amiga.. Bjks

    ResponderExcluir